Já está a ser comercializada a “cavalhada”, que se pretende assumir como o doce típico de Monte Real. Uma receita que junta alguns dos produtos tradicionais da região, como a abóbora e o arroz, aliando o tradicional e o gourmet.
A apresentação do doce decorreu em abril, tendo-se seguido o processo de registo da patente e logótipo e negociações com vista à sua produção. A estreia do novo produto nas bancas de venda deu-se há um mês, na Feira Medieval de Monte Real.
A “cavalhada” já pode ser adquirida em dois pontos comerciais da vila, assim como em vários pontos de distribuição na região, no entanto, a grande aposta neste momento passa pela “ampliação da rede de distribuição”, refere Joaquim Vitorino, membro do Departamento Vila Saúde Monte Real, que integra a associação Amigos Pró-Lis e que está a dinamizar o projeto.
Durante a apresentação justificou-se esta aposta com a importância de “aliar a cultura, ao turismo e à gastronomia” como uma forma de promover o desenvolvimento de Monte Real.
Joaquim Vitorino adianta que a tentativa de contribuir para o desenvolvimento local não se esgota neste doce típico, estando-se neste momento a trabalhar em dois novos projetos na área do turismo.
(Notícia publicada na edição de 3 de julho de 2014)