Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Foca surpreende banhistas em S. Martinho do Porto

A baía de São Martinho do Porto recebeu ontem a visita inesperada de uma foca. O animal foi avistado depois das 19 horas, no parque aquático insuflável montado nas águas da baía.

Foca foi avistada nos insufláveis montados nas águas da baía
Foca foi avistada nos insufláveis montados nas águas da baía (fotografia: Clube Náutico de São Martinho do Porto)

A baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, recebeu ontem a visita inesperada de uma foca. O animal, cinzento e já adulto, foi avistado depois das 19 horas, no parque aquático insuflável montado nas águas da baía, onde voltou a aparecer hoje de manhã.

 

Segundo Jorge Gorricha,  comandante local da Polícia Marítima, esta pode não ter sido a primeira aparição do animal, uma vez que existem relatos de pescadores que afirmam o terem visto dias antes na Nazaré.

A foca, que subiu ao insuflável, foi sujeita a uma avaliação por técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM-Q). A tentativa de aproximação afugentou contudo a foca que mergulhou e desapareceu.

A situação não é frequente nas nossas águas, mas também não é completamente insólita, conta Jorge Gorricha ao REGIÃO DE LEIRIA.

Hoje, por questões de segurança e na tentativa de esclarecer a situação foi hasteada bandeira amarela.

“A bandeira amarela é sobretudo para os banhistas não nadarem para perto do animal caso ele apareça”, esclarece o comandante. “Aparentemente não se trata de perigo, mas sim de cautela. É uma forma de aumentar a vigilância.”, acrescenta.

A situação surpreendeu os banhistas que rapidamente se juntaram para observar a visitante. Segundo apurámos, a foca foi avistada pela última vez a aproximar-se da barra de S. Martinho do Porto. Se volta ou não, não se sabe.

Veja mais imagens da foca no blogue Unir Alcobaça.

JP

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados