E se, além de estalactites e estalagmites, houvesse cogumelos a brotar das paredes de uma gruta em Mira de Aire? Não é mito: a Gruta dos Cogumelos já existe e está aberta a visitas desde o dia 1 de julho.
O Centro de Interpretação Micológico nasce numa galeria subterrânea do complexo das Grutas de Mira de Aire, para “ensinar um pouco [sobre cogumelos] às pessoas”, de forma “didática e lúdica”, explica, à Lusa, o responsável pelo projeto, João Vieira.
Direcionada sobretudo para os jovens, o centro de interpretação é composto por uma sala com painéis didáticos e uma outra área “onde surgem frutificações de cogumelos de várias espécies”, descreve o responsável.
Ali, será possível conhecer a composição e o crescimento de diferentes tipos de cogumelos, entre espécies comestíveis e usadas para efeitos medicinais ou cosméticos.
A Gruta dos Cogumelos ocupou uma galeria desativada do complexo de Mira de Aire, com cerca de 50 metros. Mas o presidente do conselho de administração das grutas, Carlos Alberto, admite que o espaço destinado aos cogumelos pode ser alargado, caso seja desobstruída parte dessa galeria.
Afinal, como explica João Vieira, as grutas são um ambiente ótimo para os cogumelos, que “gostam de locais sombrios, de temperatura estável e amena, e alto índice de humidade” e, ali, estão protegidos dos insetos.
(Notícia publicada na edição de 26 de junho de 2014. Editada para online)