Pedro Morouço, investigador do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) e docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), foi distinguido com o prémio Hans Gros New Investigator Award pela Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto.
Este galardão visa premiar os melhores jovens investigadores desde 1990, que interligam a ciência aplicada com a aplicação prática, e é atribuído pela primeira vez a um investigador português.
O docente do IPLeiria destacou-se entre os 36 candidatos oriundos de todo o mundo, após a apresentação do seu trabalho sobre a influência da biomecânica no sucesso desportivo em natação.
“Tendo em consideração que são vários os fatores que influenciam o sucesso na natação, os nossos estudos demonstraram a vantagem de uma avaliação mecânica sistemática no diagnóstico de indicadores que deverão ser tidos em conta no planeamento e prescrição do treino, como por exemplo as assimetrias entre os membros superiores direito e esquerdo ou em défices de força dos membros superiores e/ou inferiores”, refere Pedro Morouço. “O trabalho em causa procurou criar uma relação estreita entre a teoria e a prática, identificando estratégias de atuação que o treinador pode implementar na preparação de cada um dos seus nadadores”, explica.
Esta é a primeira vez que um investigador nacional recebe este prémio, que já foi conquistado por investigadores dos cinco continentes.
Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É investigador integrado do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens, e coordenador científico do Centro de Investigação de Motricidade Humana do IPLeiria.