O leitor pergunta, o REGIÃO DE LEIRIA responde
“A casa de banho para homens localizada junto à Sé de Leiria está imunda. Não tem sido limpa, a porta está arrombada, tem vidros partidos e o autoclismo não funciona. A quem compete zelar pela manutenção do espaço?”
Carlos Cardoso, Leiria
Alvo de vandalismo, a casa de banho para homens, localizada nas traseiras da portaria do parque de estacionamento da Sé de Leiria, peca há muito por falta de higiene. A degradação do espaço é tal que as funcionárias da autarquia têm procedido apenas à limpeza da casa de banho para senhoras, situada ao lado.
Questionada sobre a falta de manutenção do espaço, a Câmara informa que as instalações são propriedade da paróquia e que as funcionárias do município têm procedido à sua limpeza a título gracioso. Enquanto a porta e os danos não forem reparados, alega não haver condições para que a limpeza possa ser efetuada.
Contactado pelo REGIÃO DE LEIRIA, Gonçalo Diniz, pároco de Leiria, garante no entanto que a manutenção do espaço é da responsabilidade do município, tendo sido estabelecido um acordo nesse sentido há vários anos.
O terreno foi cedido pela paróquia para a construção dos sanitários abertos ao público, incluindo turistas e transeuntes, esclarece ainda, referindo que a autarquia sempre assumiu a manutenção das casas de banho.
“Já alertámos a Câmara muitas vezes para o estado das instalações e estamos à espera de uma intervenção”, adianta, acrescentando que cabe à paróquia fechar as portas à noite, para evitar utilizações abusivas, e abri-las de manhã.
MR
(Secção publicada na edição de 9 de outubro de 2014)
Se desejar colocar uma questão para a secção “O leitor pergunta, o REGIÃO DE LEIRIA responde”, escreva para redacao@regiaodeleiria.pt