Tem 22 anos, sente um “grande orgulho” em representar Portugal e é campeã do mundo. Teresa Almeida, atleta do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN), tornou-se na segunda portuguesa a conquistar o principal título da Associação Internacional de Surf (ISA).
A primeira foi Dora Gomes, em 1998, atleta pioneira em bodyboard no país.
Na derradeira etapa do campeonato do mundo da modalidade, disputada a quatro, na Playa Cavancha, no Chile, Teresa Almeida, natural do Vimeiro, concelho de Alcobaça, levou a melhor e atingiu o ponto mais alto da sua carreira, depois de, em outubro passado, se ter sagrado vice-campeã europeia.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, a jovem confessa que o tempo livre não tem sido muito. “Não tenho parado!”, diz.
“O campeonato correu super bem, trouxe o título, o ambiente da equipa nacional foi fantástico e o sítio da competição muito agradável! Em relação ao resultado, claro que é sempre o resultado que ambiciono… Se vou para uma prova, é sempre com o objetivo de ganhar! Sei que por vezes não é o possível, mas tento que o foco seja sempre esse! É isso que me dá a motivação e a força para ir avançando. Com o decorrer da prova e ao ver as minhas prestações, fui acreditando que era possível e assim que cheguei à final, foi o tudo por tudo para trazer a taça”, explica.
Em outubro, a atleta sagrou-se vice-campeã europeia. “2014 é de facto um ano para guardar! Depois de estar tão perto do título nacional e europeu, acabar o ano como campeã do mundo é o encerrar de época de sonho!”, admite.
Para o próximo ano, Teresa Almeida refere que “os objetivos são, acima de tudo, evoluir o máximo e conseguir os apoios necessários para começar a fazer o circuito mundial”. “Quero atingir o título nacional e europeu e lutar por defender o meu título mundial em representação da nossa seleção”, acrescenta.
Fotos: Rommel Gonzales/ISA