Foram abraços emocionados aqueles que Frederico Brazão Ferreira recebeu quando desceu do palco, após ter recebido o Troféu Carreira. Raul Castro, Isabel Damasceno, Joaquim Paulo Conceição, Jorge Santos, Laura Esperança foram algumas das figuras que não quiseram esperar pelo fim do jantar-conferência do REGIÃO DE LEIRIA, para manifestar o apreço sentido pelo empresário.
A performance das empresas e o mérito dos seus gestores voltaram a ser distinguidos pelo jornal, esta quarta-feira, num encontro que reuniu 300 convidados na Quinta do Paul, na Ortigosa, Leiria.
Frederico Brazão Ferreira recebeu o Troféu Carreira pelo seu longo e rico percurso como gestor. Impulsionou projetos empresariais como a Companhia Leiriense de Moagem, a Proalimentar e a Lubrigaz. No plano associativo, foi realçado o seu envolvimento na NERLEI, organismo de que foi fundador e a que presidiu.
O “tiro de partida” da entrega dos prémios foi dado o Troféu Especial Associação entregue à APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, pelo trabalho desenvolvido em prol do sector.
Destacam-se em particular a iniciativa anti-dumping, travada contra os fabricantes chineses no espaço da União Europeia, e o selo de excelência Ceramics – Portugal Does It Better, um certificado que premeia as melhores práticas na indústria de cerâmica e pretende diferenciar o produto nacional nos mercados externos.
Na categoria “Inovação” foram distinguidas as empresas Manulena, de Mira de Aire, e Famolde, da Marinha Grande, pelo investimento em investigação e desenvolvimento de produto, que as tem conduzido para novos mercados.
O troféu exportação foi entregue à Solancis, empresa da Benedita, que é uma referência na extração e transformação de pedra, com 95% da produção anual destinada ao mercado externo.
A Panicongelados recebeu o troféu Dinamismo Empresarial. A empresa de Monte Redondo tem vindo a expandir os seus negócios nos mercados internacionais e, recentemente, foi distinguida no âmbito dos Food & Nutrition Awards, pela valorização do subproduto dreche de cerveja em produtos de panificação.
Antecederam a entrega dos prémios as intervenções de António Correia, vice-presidente da PwC Portugal, Amândio Santos, presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods – Polo de Competitividade do Agroalimentar, e Manuel Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
António Correia falou sobre o estado da competitividade do país e a confiança dos empresários portugueses. Amândio Santos abordou as oportunidades e ameaças que se colocam ao sector agroalimentar. Já Manuel Castro Almeida levantou o véu sobre os objetivos e os mecanismos de atribuição dos fundos estruturais “Portugal 2020”.