A Torre da Sé e a Casa do Sineiro de Leiria vão abrir ao público no início de 2015, depois de vários meses de obras de recuperação.
A intervenção está quase terminada e, segundo a diretora regional da Cultura do Centro, a inauguração deve acontecer no próximo mês.
Celeste Amaro já visitou aquele que será o novo espaço cultural e diz que “quem vê por fora não imagina o que está lá dentro”.
“Estamos mesmo no final, só falta tirar os andaimes e alguns arranjos exteriores”, disse hoje a responsável da Direção Regional da Cultura do Centro, que subsidiou metade do valor da intervenção. A outra metade coube à Diocese de Leiria-Fátima. No total, a recuperação custou 300 mil euros.
Segundo Celeste Amaro, a estrutura estava “em muito mau estado e os sinos podiam até cair”, mas agora está praticamente pronta para receber visitantes.
Após a abertura ao público, o espaço da torre e da casa ficará visitável e terá uma zona de exposição sobre a história da Diocese de Leiria-Fátima e do tempo da Igreja e dos homens.
Será também possível conhecer o carrilhão, o relógio, os pêndulos e o fosso da torre onde correm, além de aceder a informação histórica a propósito da muralha do Castelo de Leiria, sobre a qual foi construída a torre.
O conjunto, construído no século XVIII, foi classificado como monumento nacional em outubro deste ano, juntamente com a própria Sé de Leiria.