Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Diretora da creche Superninho terá desviado mais de 120 mil euros

Assembleia geral extraordinária vota suspensão imediata da responsável pela “prática de atos dolosos que prejudicaram a instituição”.

Está marcada para domingo, pelas 18 horas, uma assembleia geral extraordinária da Supercoop – Cooperativa de Solidariedade Social, instituição que gere a creche e jardim-de-infância Superninho, localizada na urbanização de Santa Clara, em Parceiros, Leiria.

Em causa está a suspensão imediata da presidente do conselho de administração e diretora, Elsa Leitão, e de um vogal, Gil Duarte da Silva, que é também marido da responsável, por “atos praticados no exercício das suas funções que prejudicaram de forma grave a cooperativa”.

IMG_1269A convocatória para a reunião refere ainda a votação da destituição dos dois membros por “irregularidades graves na gestão da cooperativa, entre os quais a prática de atos dolosos que prejudicaram a instituição”.

Segundo o REGIÃO DE LEIRIA conseguiu apurar, a diretora terá alegadamente usado dinheiro da cooperativa para benefício pessoal.

Foi apresentada queixa no Ministério Público, em fevereiro passado, e o caso, em fase de inquérito, está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Leiria.

Fonte ligada ao processo adianta que foram identificadas centenas de faturas, referentes a 2016, com um valor já apurado superior a 120 mil euros, em compras de diversa ordem: relógios, roupa interior, bijuteria, sapatos, material informático, produtos para animais de estimação. Só numa superfície comercial de Lisboa, foram contabilizados 47 mil euros gastos na aquisição de produtos.

O esquema funcionaria da seguinte forma: a responsável fazia as compras, pedia a fatura no nome da Supercoop e entregava aos serviços administrativos que posteriormente depositavam o valor na sua conta bancária. A confiança depositada pelos restantes membros dos órgãos sociais nunca levantou suspeitas de má gestão, durante vários meses.

O REGIÃO DE LEIRIA procurou por diversas vezes contactar o conselho de administração e a presidente, sem nunca conseguir obter qualquer comentário.

Leia o artigo na íntegra na edição de 9 de março de 2017.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados