Leiria promove-se com stand próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa
Este artigo tem mais de 8 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Pela primeira vez este ano, a região de Leiria mostra-se na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa com um stand próprio, autónomo do Turismo do Centro.
A opção tomada pela CIMRL-Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria prende-se com o facto de o território ter “virtualidades” e “um potencial de atração que merece ser amplamente divulgado”, explicou Raul Castro, presidente da CIMRL, ontem, quarta-feira, na inauguração da BTL. A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
A Região de Leiria é a única comunidade intermunicipal do Turismo do Centro que dispõe de um stand autónomo. Raul Castro refere que há municípios de vários pontos do país que também optaram por ter espaço próprio, mas para o presidente do conselho intermunicipal é o território, no seu conjunto, que vale a pena promover, “com todas as suas âncoras, que são muitas, para tentar que o turista fique mais tempo”. “Acreditamos que a região, se estiver aqui concebida em termos de tudo o que é a sua riqueza e o seu potencial, fará muito mais sentido”, acrescentou.
Apesar de manter a marca “Leiria Região de Maravilhas”, o stand criado para a BTL corresponde a um novo conceito. “Temos tudo e é difícil dizer que a nossa região é atrativa por este ou aquele produto”, sustenta Alcina Costa, secretária executiva da CIMRL. A solução encontrada foi a de mostrar um território que oferece um pacote turístico com todo o tipo de experiências e onde se inclui um pouco de tudo: património, natureza, gastronomia e cultura. “Só faltas tu” significa que “só faltam as pessoas e uma melhor organização dos circuitos que as pessoas podem fazer”, esclarece Alcina Costa.
Raul Castro salienta que esta nova abordagem “é um princípio” e que a região vai “querer muito mais”. “Vamos enquadrar-nos numa nova estratégia de desenvolvimento da região que passa muito pela ótica do turismo”, referiu.
Para além do objetivo de promover e divulgar a região de Leiria, o stand da CIMRL “servirá também como espaço de oportunidade para os operadores da nossa região poderem reunir com investidores nacionais e estrangeiros, no sentido de captarem melhores e maiores investimentos para este território”, explicou a CIM em comunicado.
A BTL decorre até domingo, dia 19, na FIL. Além da CIMRL, outras entidades com ligação à região marcam presença na feira. A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, a praia de São Martinho do Porto e a marca Panidor são alguns exemplos. Os stands das Aldeias do Xisto e da Rede de Judiarias de Portugal fazem também referência a alguns pontos de interesse turístico da região de Leiria.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.