Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
O projeto “Brincar de Rua” foi um dos vencedores do City Challenge Coimbra, com o prémio Big Smart Cities, uma iniciativa da Vodafone e da Erickson que tem por objetivo “descobrir e apoiar ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia-a-dia de quem vive, visita e/ou trabalha nos grandes centros urbanos”.
Em comunicado, a Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, entidade promotora do “Brincar de Rua”, esclarece que o prémio distingue o carácter inovador do projeto.
A ideia materializou-se em setembro do ano passado no bairro dos Capuchos, Leiria. Na prática, permite criar grupos comunitários de brincar através de uma rede digital envolvendo famílias e entidades locais. São estes que se constituem como “embaixadores do brincar” e que, apoiados por um sistema de geolocalização, monitorizam as crianças enquanto estas se entretêm na rua.
Reduzir o número de crianças com baixa atividade física e com excesso de peso, promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nas crianças e, ao mesmo tempo, contribuir para a coesão das comunidades locais são os objetivos do projeto.
A Ludotempo acrescenta que o “Brincar de Rua”, que já tinha sido reconhecido pela Gulbenkian como um dos 10 projetos mais inovadores de 2016 no prémio FAZ IOP.
Neste momento, a associação encontra-se à procura de monitores e a registar pré-inscrições para os próximos grupos comunitários de brincar que se vão constituir em Leiria. O projeto tem a ambição de fazer chegar a todo o país esta iniciativa que “permite utilizar a tecnologia para devolver as crianças ao seu espaço natural de brincar: a rua e o bairro”, refere o mesmo comunicado.
O Brincar de Rua conta com o apoio e a parceria da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, da Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Barreira, Pousos e Cortes, o Instituto Português do Desporto e Juventude e, informalmente, com a PSP Leiria, através do programa Escola Segura.
Em novembro do ano passado, o REGIÃO DE LEIRIA acompanhou uma das sessões do “Brincar de Rua”. Leia aqui a reportagem.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.