Duas centenas de crianças, da idade dos pastorinhos, alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, vão cantar para o Papa Francisco assim que este sair do avião que o traz à região para a peregrinação do 13 de maio.
“Será um momento que os vai marcar para sempre”. É essa a convicção de Pedro Castelhano, professor de Educação Musical dos alunos do 1º ciclo do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, que amanhã, sexta-feira, vão dar as boas vindas ao Papa Francisco, assim que o avião aterra na Base Aérea de Monte Real.
Nos últimos dias, os 200 alunos do 1º ciclo do Colégio, com idades entre os 6 e os 10 anos, a mesma dos pastorinhos, têm ensaiado os quatro cânticos. O ensaio geral deverá acontecer hoje, quinta-feira. A acompanhá-los, estará também uma flauta transversal, dois violinos e uma guitarra, além dos dois professores que irão dirigir o coro infantil e das irmãs que acompanharem as crianças.
O convite para estar na cerimónia de recepção ao Papa Francisco foi feito pelo comandante da Base Aérea nº5, João Caldas, dada a ligação que o estabelecimento de ensino tem com a unidade militar – vários alunos são filhos de militares – e com Fátima.
“Somos o Colégio de Nossa Senhora de Fátima, o único com este nome. Não conheço mais nenhum”, refere a irmã Maria Manuel, responsável do Colégio, orgulhosa pelo convite. As irmãs dominicanas vão acompanhar os alunos na BA5 e as restantes cerimónias pela televisão. “Não iremos a Fátima desta vez”, explica a diretora do Colégio.
Marina Guerra (texto)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt
Lígia Cruz (vídeo)
redacao@regiaodeleiria.pt