Povoações de Pobrais e Nodeirinho choram perda de duas dezenas de familiares e vizinhos
Este artigo tem mais de 8 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Nestas duas povoações, rodeadas de terra queimada e destruição, morreram pelo menos duas dezenas de pessoas, a maioria no interior de viaturas e de casas, quando procuravam escapar às chamas.
As povoações de Pobrais e Nodeirinho, no concelho de Pedrógão Grande, retratam bem a tragédia dos fogos que atinge o nordeste do distrito de Leiria.
Nestas duas povoações, rodeadas de terra queimada e destruição, morreram pelo menos duas dezenas de pessoas, a maioria no interior de viaturas e de casas, quando procuravam escapar às chamas.
Na berma das estradas há dezenas de carros destruídos e nas aldeias são também dezenas as casas destruídas.
Na aldeia de Pobrais, um grupo de pessoas chora a morte de pelo menos sete vizinhos, e em Nodeirinho os cálculos oscilam entre as 14 e 16 vítimas.
Nos cafés e nas ruas quase toda a gente conhece algumas das vítimas ou tem familiares entre elas.
Abílio Lopes, 49 anos, que foi bombeiro durante 20, é o retrato do desespero. O homem conseguiu salvar um vizinho, de 86 anos, em Troviscais Fundeiros, cuja casa ardeu e que se encontra hospitalizado.
Há famílias que perderam três e quatro familiares, que procuraram fugir de carro, acabando por falecer no seu interior.
Ainda há cadáveres por recolher em estradas, casas e na floresta ardida. Quem está a viver esta tragédia não encontra palavras para explicar como aconteceu. Um vento repentino fez crescer as chamas, nalguns casos até aos 50 metros de altura, que destruíram tudo o que quiseram à sua passagem.
carlos.ferreira@regiaodeleiria.ptjoaquim.damaso@regiaodeleiria.pt
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.