“Há uma região que nos une” é, desde 2010, uma secção da última página do jornal onde se conta a história de estrangeiros que escolheram esta região para viver e a história de leirienses que decidiram emigrar.
Desde dia 6 de julho, “Há uma região que nos une” é também o nome de um dos projetos contemplados com o fundo de inovação digital da Google – Digital News Innovation Fund – destinado a promover projetos de media digitais considerados inovadores.
O REGIÃO DE LEIRIA apresentou-se a concurso na terceira ronda do DNI Fund, na categoria protótipo, de financiamento até 50 mil euros, com um projeto desenvolvido em parceria com a ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
A ideia desenvolvida pelas duas equipas consiste na criação de uma plataforma digital que agiliza e incentiva a troca de informação entre os leirienses residentes nesta região e os que se encontram a viver no estrangeiro.
Paralelamente, o projeto prevê o desenvolvimento de uma aplicação móvel designada “Repórter no mundo” que permite partilhar texto, imagem ou vídeo de forma aproximada à de um conteúdo jornalístico.
Além do REGIÃO DE LEIRIA, a nível nacional, foram contemplados com o DNI Fund nesta terceira ronda e na categoria de grandes projetos, o jornal Público, a Cofina (dona do Correio da Manhã, do Negócios e da Sábado) e a Impresa (que detém o Expresso, a Visão e a SIC), e a associação Visapress, na categoria de protótipo.
Nesta terceira ronda de financiamento, a DNI vai atribuir um total de 21,9 milhões de euros a 107 projetos de 27 países europeus, dos quais cerca de 1,2 milhões vêm para Portugal.