A Base Aérea n.º 5, de Monte Real, concelho de Leiria, abriu hoje as portas à população da zona que queira, por motivos de precaução, fugir aos incêndios que lavram na zona, disse fonte da infraestrutura.
Para o local, já começaram a acorrer algumas pessoas das zonas afetadas, disse a mesma fonte.
O fogo lavra na freguesia vizinha de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, tendo obrigado à retirada de pessoas da Praia da Vieira.
O incêndio atingiu a zona de mata entre a Vieira de Leiria e a Praia de Vieira e as chamas propagaram-se até perto da Praia do Pedrógão, obrigando à evacuação do parque de campismo, na entrada da localidade.
O perímetro da estrutura militar, uma base integrada no dispositivo NATO, não está em causa, já que existem meios próprios de combate aos incêndios.
Para a entrada de Vieira de Leiria, na direção da Praia, os militares deslocaram meios para proteger uma zona comercial ali localizada, acrescentou a mesma fonte.
Naquele local, ouviram-se algumas explosões perto de uma fábrica de produção de aço. As comunicações por telemóvel na zona apresentam várias falhas, acrescentou outra fonte militar.