A Sociedade de Engenharia e Transformação (SETsa), do grupo Iberomoldes, é uma das empresas envolvidas no projeto, no valor de 3,217 milhões de euros, de construção de um avião versátil, com capacidade para transporte de pessoas e mercadoria, e atuação em missões de proteção civil.
O projeto “Flexcraft – Flexible Aircraft”, em desenvolvimento desde finais de 2016, com a duração prevista de três anos, recebeu fundos comunitários no valor de 1,774 milhões de euros, no âmbito do Compete 2020. A aeronave terá 13 metros de comprimento, capacidade para 10 passageiros, será mais rápida e eficiente do que um helicóptero, de fácil operacionalidade e de baixo consumo.
O consorcio apresentou uma candidatura a fundos comunitários com um valor elegível superior a três milhões de euros. Foi aprovada no âmbito do sistema de apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico.
Além da SETsa – que lidera a fase de construção de protótipos, prevista durar 13 meses, e a gestão técnica – estão envolvidas a Almadesign, Embraer Portugal, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e o Instituto Superior Técnico, com o objetivo de aprofundar um dos conceitos de aeronaves inovadoras do consórcio newFACE (Utility, Box Wing e V-Trail).
Este avião (Utility), segundo o site que lhe é dedicado, deverá ter capacidade para diferentes missões civis (transporte comercial de passageiros e carga) de apoio a atividades de proteção civil (polícia, bombeiros, emergência médica) e na agricultura.
Para isso, o consórcio procura melhorar as configurações, desenvolver novos processos de produção e integrar novos materiais, de forma a criar uma solução sustentável, eficiente, flexível e adaptável ao tipo de utilização solicitada.
O projeto inclui três fases de validação: voo e operação; versatilidade e usabilidade, e materiais e processos de produção. A primeira serve para definir a configuração final da aeronave e estudar a sua dinâmica de voo. Na segunda serão consideradas a organização interna a bordo, modularidade e flexibilidade para diferentes missões (entre outros aspetos) e construído um modelo à escala real para avaliação física do conceito. Por fim, serão avaliados os processos de produção de compósitos capazes de reduzir os custos através da integração de componentes.
Carlos Ferreira
Jornalista
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