A história deste jornal começou a ser escrita a 10 de outubro de 1935, dia em que foi publicado o primeiro número de um título vocacionado para acompanhar a vida de Leiria e de toda a sua região.
Com mais de oito décadas ao serviço dos leitores, o semanário REGIÃO DE LEIRIA é uma marca de informação incontornável, líder de audiências, em papel e nos formatos digitais. As suas preocupações editoriais estendem-se ao longo de todo o distrito de Leiria, mas também incluem o concelho de Ourém bem como todos os pontos do mundo onde residem os naturais da nossa região.
O REGIÃO DE LEIRIA nasceu com uma grande ambição, começando por querer afirmar-se como “semanário de propaganda comercial, industrial e turística, noticioso, literário e recreativo”.
Em 1935, o REGIÃO DE LEIRIA era gratuito e, só quatro anos depois da sua fundação, passou a custar 1 escudo. Hoje o seu preço de capa é de 1 euro, podendo ser comprado em centenas de pontos de venda. Os assinantes em papel e em formato digital têm o principal peso na audiência global e permitem a presença do jornal em cerca de 30 países e 20.000 endereços.
A par das edições semanais, as plataformas digitais permitem ao REGIÃO DE LEIRIA manter uma atualização permanente das suas páginas e um canal de diálogo sempre aberto com os seus leitores.
A atividade do REGIÃO DE LEIRIA não se limita à publicação de trabalhos editoriais nas plataformas digitais e à edição de jornais e revistas. A par da vocação editorial, os últimos 20 anos ficaram marcados pela concretização de muitas iniciativas, nomeadamente conferências, mostras temáticas, encontros de divulgação de modalidades desportivas, galas festivas e acções de responsabilidade social.
Espelho da evolução ao longo dos tempos, o REGIÃO DE LEIRIA tem sofrido profundas transformações nestas de oito décadas.
No quadro de muitas apostas no futuro, o RL procurou sempre adaptar-se e encontrar novos meios e novas formas de chegar aos leitores. E esta é a chave da longevidade: o REGIÃO DE LEIRIA existe há 82 anos porque está ao serviço dos leitores, com rigor, independência, serviço público, sempre sem medo de experimentar os desenvolvimentos tecnológicos que vão marcando a sequência dos dias.
Em outubro de 1990 foi publicada a primeira fotografia a cores na capa do jornal. Sete anos mais tarde o REGIÃO DE LEIRIA avança para a disponibilização “real” de conteúdos na internet.
Já neste ano de 2017 o REGIÃO DE LEIRIA volta a destacar-se ao ser distinguido pelo fundo DNI da Google, com um projeto que está em desenvolvimento e que tem o objetivo de aproximar o jornal dos naturais da região que vivem no estrangeiro.
Foi a primeira vez que um jornal regional português foi financiado pela Google, o que veio permitir a concretização de uma parceria pioneira que une o REGIÃO DE LEIRIA e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. A nossa marca de informação está ainda associada ao projeto Cidades, liderado pelo jornal Público e também financiado pela Google, que permite levar mais longe as notícias elaboradas pela nossa redação.
Nos últimos 20 anos têm sido muitos os prémios atribuídos ao REGIÃO DE LEIRIA e aos seus jornalistas, nomeadamente na área do design, fotografia e trabalhos jornalísticos.
Mas para o REGIÃO DE LEIRIA o melhor de todos os prémios é continuar a merecer a preferência dos leitores.
Obrigado por estar desse lado. O melhor ainda está para chegar.