E se o seu dia de trabalho começasse com uma massagem? Há escolas onde começa
Este artigo tem mais de 7 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
As crianças do jardim-de infância de Outeiro da Fonte nunca tinham ouvido falar em mindfulness. Mas hoje, são “experientes” em técnicas de relaxamento, meditação e respiração e conseguem cada vez mais focar a sua atenção
No jardim-de-infância de Outeiro da Fonte, as quartas-feiras começam com uma sessão de relaxamento e meditação
Têm apenas entre 3 e 6 anos mas já não dispensam a sessão semanal de meditação e atenção plena que os ajuda a relaxar e a prepararem-se para um dia de trabalho e de brincadeira. Sentadas em mantas estendidas no chão, as 22 crianças que frequentam o jardim-de-infância (JI) de Outeiro da Fonte, na freguesia de Monte Real e Carvide, Leiria, colocaram-se aos pares, na quarta-feira da passada semana, para dar e receber massagens, obedecendo sem resistência, entre o silêncio e alguns sussurros, à voz pausada de Ana Simões, instrutora de meditação e relaxamento.
Começaram por “sacudir o pó” dos ombros e dos braços dos colegas, fizeram “rolar” os punhos fechados pelas suas costas, provocando algumas cócegas e risadas, massajaram ombros e cabeça como “se estivessem a espalhar champô” e desenharam corações na face dos parceiros, preocupados em lhes dar conforto e em seguir o exemplo da instrutora.
Na sessão que contou com a participação de algumas mães, meninas e meninos tentaram ainda sentir o coração do colega, colocando-lhe a mão no peito, e, com os olhos fechados, procuraram deter-se na vibração do toque dos címbalos. Uma bola colorida que Ana Simões fazia abrir e fechar ajudou-os a compreender e a treinar a respiração abdominal, deitados, com uma mão na barriga.
Volvidos quase 40 minutos, a sessão terminou com um convite para fecharem os olhos e, em silêncio, ouvirem os sons que os rodeavam durante uns minutos. O regresso às salas fez-se em sossego, de tal modo que, até para cantar, as crianças fizeram-no baixinho, conta Lucília Gonçalves, coordenadora do JI, que faz um balanço muito positivo do projeto que arrancou em setembro.
Mais concentração e equilíbrio
Dinamizado por Ana Simões, admiradora da filosofia budista, as sessões de meditação e relaxamento para crianças chegam ainda semanalmente aos JI de Monte Real, Coimbrão, Riba d’Aves e Monte Redondo, também do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Baseado em exercícios de mindfulness – o mesmo que atenção plena – o projeto visa “trabalhar a concentração, a atenção e o equilíbrio” bem como “ajudar a gerir as emoções”. Para as técnicas de relaxamento, respiração e meditação, recorre ainda a histórias, livros, imagens, contos, música e jogos, alguns dinâmicos que permitem às crianças tocar instrumentos, dançar e até correr. Os exercícios são adaptados de acordo com as idades do público-alvo a que Ana Simões se dedica, e que varia entre os 3 os 15 anos.
“A meditação e relaxamento estimulam a capacidade de dirigir a atenção para algo durante um certo período de tempo. Estas ferramentas ajudam-nos a trabalhar competências ou emoções específicas, contribuindo para a melhoria do rendimento escolar”, sustenta a instrutora. Benefícios que educadoras e assistentes, fãs do projeto, também aproveitam ao participarem nas sessões enquanto dão apoio às crianças.
E ao fim de dois meses, já se notam resultados? “É incrível. Temos visto progressão de sessão para sessão, porque o tempo de silêncio vai crescendo”, afirma Lucília Gonçalves, que vê chegar as crianças à quarta-feira sempre motivadas para fazer a sessão.
“Mesmo depois, na sala de aula, o silêncio permanece. Dobraram as mantas e calçaram-se em silêncio, pus uma música e o cantar deles é baixinho, sem eu pedir”, destaca, referindo que a atividade é dinamizada no horário letivo, de modo a permitir a participação de todas as crianças.
Mães rendidas
Leandra Encarnação, mãe de uma menina de 4 anos, ficou rendida. “Adorei participar. É mesmo uma sessão de relaxamento”, confessa, ela que diz notar maior concentração na filha, que já em casa tenta repetir os exercícios que aprendeu no JI. “Tenho levado muitas massagens e acho fantástico”, partilha, revelando que a menina já lhe pediu para comprar “os sininhos e a bolinha”.
Ângela Lobo também ficou com vontade de experimentar, depois de se surpreender com o facto de a filha, de 5 anos, ter conseguido estar “sossegadinha o tempo todo”. “Por norma não está quieta mais do que dez minutos”, adianta, convicta de que esta experiência lhe será útil quando for para o 1º ciclo. ”Acho que ajuda a trabalhar a concentração”, refere, admitindo que quanto mais cedo as crianças começarem a praticar estas técnicas, mais benefícios terão.
Texto publicado na edição de 23 de novembro de 2017 do REGIÃO DE LEIRIA
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.