As temperaturas vão continuar elevadas , com valores acima da média para esta época do ano, e o tempo irá permanecer seco, condições que poderão criar “condições favoráveis à propagação de incêndios rurais”, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na região, os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Castanheira de Pera estão com risco de incêndio moderado, pelo que as autoridades apelam que se adotem “medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais”.
Já os restantes concelhos da região de Leiria estão com risco reduzido de incêndio, ainda assim as medidas preventivas devem também ser tidas em conta.
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), “uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe ainda grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais”, é proibida a realização de queimadas para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado. Nas regiões onde o índice de risco de incêndio é reduzido ou moderado, as queimadas só se podem realizar com autorização da Câmara Municipal ou da Junta de Freguesia.
A ANPC realça também os cuidados a ter aquando da realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; e guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor”.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível Muito Elevado, “continua a não ser permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos; utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes; fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas”.
Contudo, a precipitação vai regressar à região. As previsões meteorológicas disponíveis no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apontam para a possibilidade de chuva, em Leiria, já a partir de dia 22. Nos dias seguintes, o cenário de precipitação mantém-se. Saiba mais aqui.
Índice de risco de incêndio para hoje, 17 de novembro
Índice de risco de incêndio para amanhã, 18 de novembro
Índice de risco de incêndio para domingo, 19 de novembro