O tão aguardado jardim da Almuinha Grande está prestes a arrancar. Vai custar 2,1 milhões de euros e demorar um ano a ser executado. A adjudicação da empreitada à Construções Pragosa foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de terça–feira, sendo que o investimento será comparticipado em 85% no âmbito da aprovação da candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro.
Além de uma grande clareira – com cerca de 23 mil metros quadrados, o projeto, a implantar numa área com 5,83 hectares, prevê a plantação de mais de meio milhar de árvores e cerca de 1.900 arbustos, a reabilitação da ribeira do Amparo, um espelho de água, um anfiteatro ao ar livre, um miradouro, um parque infantil, uma ludoteca e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis.
Entre o parque verde e a avenida 22 de Maio, que limita a urbanização da Nova Leiria, será prolongada a faixa de estacionamento que nasce junto ao edifício da Cooperativa Agrícola, num “grande passeio público arborizado” com 23 metros de largura.
De acordo com o projeto, assinado pelo arquiteto Rui Ribeiro, essa zona, que terá cerca de 7 mil m2 e está dimensionada para 300 lugares de estacionamento, servirá também para acolher o Mercado de Levante. Já o parque terá capacidade para “o desenvolvimento de atividades de lazer, atividade física, eventos, pequenas feiras, festas e concertos”, estando garantidas “as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada”.
Martine Rainho
Jornalista
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Anónimo disse:
4.5