O Tribunal de Contas concedeu, esta semana, o visto à construção da nova Unidade de Saúde da Nazaré.
A deliberação foi tomada no início desta semana e vai permitir dar resposta a uma necessidade exigida há quatro décadas, revela a autarquia em comunicado.
O novo Centro de Saúde vai “dar resposta aos requisitos atuais das infraestruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários, através da melhoria dos espaços; da qualidade de prestação de cuidados médicos, de enfermagem, atendimento dos utentes; e das condições de trabalho dos profissionais”, revela a mesma nota.
A infraestrutura vai nascer no local onde funciona o atual Centro de Saúde, um pré-fabricado provisório desde a década de 80, que será demolido e tem financiamento comunitário aprovado.
Até à inauguração, os cuidados de saúde primários serão prestados em espaços da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, e que estão a ser adaptados às novas funções (empreitada no valor de 105 mil pagos pela autarquia): Unidade de Saúde Familiar – USF Nazareth e USF Global, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – URAP, Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC, e Unidade de Saúde Pública – USP).
“O futuro Centro de Saúde responderá, de forma adequada, às necessidades atuais e futuras da população, através da melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social. Sentimos uma grande satisfação por estarmos à beira de concretizarmos um sonho antigo, reivindicado há anos, mas concretizado pela atual gestão da Câmara (PS). Em breve, teremos um novo Centro de Saúde, de topo, e que também será um fator de afirmação do concelho”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.
O edifício onde ficará instalada a nova unidade de saúde será cedido à Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, por um período de 40 anos.
Atual Centro de Saúde está a funcionar num pré-fabricado provisório há 40 anos. Será demolido e no local nascerá a nova unidade. Cuidados de saúde primários passam a ser prestados em espaços da Confraria de N. S. Nazaré, no Sítio.