A 8ª edição da Aldeia da Saúde, iniciativa anual do REGIÃO DE LEIRIA, arrancou esta sexta-feira no Mercado de Santana, em Leiria, onde se prolonga até domingo.
Além de proporcionar aos visitantes a possibilidade de esclarecerem as suas dúvidas com especialistas das mais diversas áreas, o evento disponibiliza gratuitamente mais de duas dezenas de avaliações e rastreios durante três dias (hoje, até às 19 horas, sábado, das 10 às 19 horas, e domingo, das 10 às 18 horas).
Haverá ainda espaço para a realização de palestras, workshops e ações de sensibilização sobre alimentação, mindfulness, rotulagem de alimentos, parentalidade positiva, medicação, AVC e cuidadores.
Sensibilizar a população para a importância da adoção de hábitos saudáveis de vida, no sentido da prevenção de diversas patologias e da redução dos factores de risco de outras, é um dos objetivos do evento que concentra num único espaço dezenas de profissionais e uma mostra de serviços ligados ao sector da saúde.
A inauguração do certame contou com a participação de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, vereadora com o pelouro da Saúde, Sofia Lisboa, embaixadora do projeto “Leiria tem Saúde”, e Rui Passadouro, presidente do Conselho da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, entre outras entidades.
Programa de atividades
Sexta-feira, dia 9
Os visitantes podem saber mais sobre a rotulagem dos alimentos e a importância do seu valor nutricional. Das 15 às 19 horas.
Sábado, dia 10
Uma alimentação saudável pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol e hipertensão, entre outras. Este é o tema da palestra a decorrer das 14 às 15 horas.
“Pais positivos, filhos felizes” é a proposta para uma tarde diferente destinada a crianças (3/10 anos) e seus familiares sobre a importância de uma parentalidade criativa e assertiva. Às 16 horas.
O consumo de medicamentos é tema da intervenção da pediatra Arlete Crisóstomo, que visa esclarecer dúvidas sobre o tratamento/acompanhamento de crianças com Perturbação de hiperatividade/Défice de atenção. Às 16h30.
Domingo, dia 11
Uma sessão de mindfulness, orientada por Micael Inês, pretende dar a conhecer uma forma equilibrada de se relacionar com as vivências do dia a dia, com mais consciência. Às 10h30, com inscrições no local.
Um workshop para cuidadores de pessoas com Alzheimer, uma avaliação das capacidades na pessoa idosa e um miniexame ao estado mental a partir dos 50 anos são as propostas da Associação da Carlotazinha. A partir das 14 horas.
“Como reconhecer e proceder na suspeita de AVC” é o que pretende esclarecer o médico Mota Tavares, numa palestra que visa alertar para os riscos do AVC. Às 14 horas.
Haverá ainda um espaço dedicado aos mais novos, no domingo à tarde, com a dinamização de jogos tradicionais pela mão do Parque dos Monges – Desporto Aventura.