A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré está a terminar obras de remodelação no Museu Reitor Luís Nesi, museu de arte sacra, criando um “espaço mais integrado” aos visitantes do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.
“A loja do Santuário tem funcionado no piso de baixo e o museu no piso de cima e estas obras vêm permitir que os dois espaços estejam em convívio, oferecendo aos visitantes e peregrinos uma experiência mais integrada”, explica Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.
Num investimento de cerca de 15 mil euros, as obras contemplam a remodelação do espaço e o melhoramento do teto do museu, “que estava a necessitar de uma intervenção mais urgente”.
Localizado num dos corpos laterais do Santuário na denominada Antiga Casa do Despacho, o Museu de Arte Sacra foi inaugurado em 1996, recebendo o nome do padre Luís Nesi, que desempenhou a função de reitor do Santuário de 1975 a 1996, data em que faleceu. A coleção é constituída por alfaias litúrgicas, peças retiradas do culto e sobretudo ofertas votivas à Senhora de Nazaré.
A loja e o museu, com entrada gratuita e degustação de doces conventuais, deverão abrir no final de março.