O registo da marca “Pastel de Pinhão” foi concedido à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó), em janeiro, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) .
“Séculos de Tradição… Num Pastel de Pinhão” foi a forma encontrada por este estabelecimento de ensino sediado em Avelar, concelho de Ansião, para lançar a nova iguaria, depois de ter obtido o primeiro lugar no “Concurso Pastel de Pinhão”, no ano passado.
No âmbito da sua responsabilidade social, a ETP Sicó “entendeu ceder a receita, para que este pastel possa ser produzido e comercializado” localmente.
Assim, o pastel será confecionado e vendido por uma padaria-pastelaria local, de forma a impulsionar o sector económico local e a sensibilizar a população para a importância dos produtos endógenos, em especial do pinhão.
A ETP Sicó admite que a iniciativa “foi extremamente relevante para a formação dos alunos”. No entanto, a produção do pastel para venda não se inseria no âmbito desta atividade. Neste contexto, a escola cedeu, “desinteressadamente”, os direitos de um produto “que envolveu um notório trabalho de investigação e experimentação”.
O Pastel de Pinhão foi apresentado, em 2017, pelos alunos do curso de Cozinha-Pastelaria da ETP Sicó, num concurso para desenvolver o melhor pastel de pinhão, numa iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração (CLDS 3G) de Ansião, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião e a Associação Empresarial de Ansião (AEDA).
O produto deveria ser identificativo do concelho, de modo a poder dinamizar a economia e sensibilizar para a importância dos produtos endógenos.