A Macaquinhos, uma marca de roupa personalizada e feita à mão, para crianças até aos cinco anos (ou mais por encomenda), idealizada por uma leiriense e com produção na terra onde nasceu, prepara-se para lançar a coleção primavera/verão 2018, precisamente um ano depois do seu lançamento.
“Uma aventura na selva” é o tema da nova coleção, que tem “muitos animais, cores da selva, e peças confortáveis e práticas”, explica Eduarda Carvalho, proprietária da marca e autora das peças, cujos tecidos gosta de escolher.
A produção é da responsabilidade da costureira Sofia Nunes, da Caranguejeira, com exceção da próxima coleção de praia, que além das toalhas, com bolsa para acessórios de conjunto, este ano inclui também fatos e calções de banho – esta última parte entregue a um atelier de Lisboa. Esta é uma das novidades da marca. A outra é a Macaquinhos Home, que tem nesta coleção o primeiro conjunto de decoração para o quarto dos mais pequenos.
Há ainda duas mini-coleções cápsula, protagonizadas por duas mães, que aceitaram o desafio de criar três peças de roupa a pensar nos seus filhos: Catarina Beato, autora do blogue “Dias de uma Princesa” e de vários livros, e Vera Fernandes, uma das vozes das manhãs da Rádio Comercial, que serão lançadas a partir de meados de abril.
“É tudo feito à mão, todas as peças são forradas, mesmo as de verão, para um maior conforto da criança e usamos tecidos próprios, anti-alérgicos e de preferência 100% algodão”, explica Eduarda Carvalho.
A marca usa “padrões diferentes e divertidos em peças de formato tradicional, mas também peças confortáveis para os miúdos e fáceis de vestir para os pais, onde o azul e o rosa bebé não vingam”. Há ainda combinações de roupa para os diferentes membros da família, com peças distintas, mas mantendo o padrão. Os pedidos podem ser personalizados, à medida ou alterando padrões entre os modelos existentes.
Quanto ao desempenho empresarial da Macaquinhos, que é 100% portuguesa, feita à mão e com edições limitadas, “tem vendido bem [a generalidade online] e espera continuar a crescer”. “O nosso principal objetivo neste momento é consolidar a marca, que por ser exclusiva permite-nos dar uma atenção especial a cada encomenda e garantir uma satisfação que se reflete na fidelização dos clientes”, explica a detentora da marca.
Por outro lado, está a “analisar convites de lojas físicas de Lisboa e do Porto e aberta a outras zonas do país”, mas não tem lojas próprias, por não se enquadrarem no conceito, nem pretender uma massificação da marca. “A internacionalização é uma possibilidade que consideramos, até porque temos clientes internacionais e temos tido muito boa aceitação”, conclui Eduarda Carvalho.
(Artigo publicado na edição de 22 de março de 2018)
Eduarda Carvalho é natural de Leiria, onde nasceu há 37 anos. Vive em Lisboa, onde trabalha como consultora de comunicação e escreve quinzenalmente um artigo de opinião sobre marcas no Jornal Económico. O seu marido é natural da Batalha e têm um filho de três anos, que inspirou a criação da Macaquinhos. A ideia surgiu após o fecho da Económico TV, onde foi jornalista durante oito anos e autora de dois programas de marcas e, consequentemente, o fim de um ciclo de 14 anos dedicados ao jornalismo
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