Investigadores, artistas, empresários, políticos, professores e estudantes reúnem-se em Leiria, na próxima quarta-feira, 16 de maio, para debater, através de diferentes painéis, “Os Caminhos do Conhecimento, o legado de José Mariano Gago”.
As conferências integram as comemorações do Dia Nacional dos Cientistas que, este ano, se realizam em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A iniciativa é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o apoio da Ciência Viva, e tem por objetivo “celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, desta forma, para o progresso e o bem-estar da sociedade”.
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, e Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, abrem a sessão. O programa prossegue com a intervenção de Diana Santos, professora catedrática da Universidade de Oslo, sobre “José Mariano Gago – documentar o corpo linguístico da ciência”. Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falam de “Diálogos cruzados: o conhecimento para um futuro comum”.
A mesa dedicada à “Ciência e Arte” inclui intervenções de Rui Horta, do Espaço do Tempo, do biólogo Pedro Salgado e dos artistas Leonel Moura, Marta Menezes, Manuela Lopes, e Simão Costa.
“A Ciência e a Indústria” é o tema analisado por Ricardo Mendes, diretor da Tekever, com moderação de Maria Manuel Gil, coordenadora do CETEMARES-IPLeiria, que conta ainda com os contributos dos investigadores e dos empresários Luís Portela, Cláudia Cavadas, Helena Silva, Joaquim Menezes e José Tomaz Pires.
A encerrar a conferência é lançado o livro “Caminhos do Conhecimento, 2017”, um registo das principais intervenções da conferência do ano passado.
Os participantes das comemorações do Dia Nacional dos Cientistas vão ainda poder visitar a exposição “12 conversas em torno de 12 projetos em Cerâmica”, um certame coletivo com produtos da autoria de estudantes e de designers diplomados na ESAD.CR/IPLeiria.
Anónimo disse:
4.5