Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Quatro aviões de caça e cerca de 80 militares da Base Aérea de Monte Real lideram, a partir de hoje, uma missão da NATO de patrulhamento aéreo nos países bálticos. Missão irá durar quatro meses.
Aeronaves saíram de Monte Real na segunda-feira e vão estar em missão durante quatro meses Foto: FAP
Quatro aviões F16 portugueses começam hoje, na Lituânia, a integrar e liderar a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta é a quarta vez que Portugal providencia apoio para salvaguardar os territórios onde estão Lituânia, Letónia e Estónia.
A Força Nacional Destacada a partir da Base de Monte Real (BA5) vais estar em Siauliai, Lituânia, e irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO, informa a Força Aérea Portuguesa (FAP).
O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades, incluindo pilotos, membros de tripulação e suporte técnico para liderar a missão de policiamento do espaço aéreo do Comando Aéreo da NATO, sendo a maioria provenientes da Base de Monte Real, de Leiria.
A missão tem início hoje, dia 2 de maio, e Portugal estará na Lituânia por um período de quatro meses, ao lado de forças militares de Espanha e de França. Portugal é a nação que vai liderar o Bloco 47 do BAP.
Às forças nacionais juntam-se quatro Mirage 2000-5 franceses, acompanhados por quase 100 membros de tripulação e técnicos da base aérea de Luxeuil, na zona este de França, que ficarão alojados na Base Aérea de Ämari, na Estónia. Esta é a sétima vez que os franceses actuam nesta missão da NATO em territórios bálticos.
A Espanha também terá um papel nesta operação com seis caças de combate e aproximadamente 130 membros de tripulação da Base Aérea de Morón, no sul de Espanha, que ficarão na mesma base aérea que as forças portuguesas, em Šiauliai. A Espanha liderou esta missão duas vezes, em 2006 e 2016, e participou também em 2015 e 2017, fazendo desta missão a sua quinta visita ao Báltico, desde que a NATO começou a sua política de controlo aéreo sobre este território.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.