Nos sete quilómetros que ligam a Praia do Pedrógão à lagoa da Ervedeira, poupou-se a força humana e puseram-se os iões de cerca de vinte bicicletas elétricas a funcionar.
O passeio, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (AUVE), serviu de mote à apresentação do 6º Encontro Nacional de Veículos Elétricos que acontece este fim de semana, dias 7 e 8 de julho, junto ao parque de estacionamento do estádio de Leiria e no parque das piscinas municipais.
A organização espera reunir mais de 250 veículos elétricos, meta alcançada em 2017, no encontro do Porto.
Segundo Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, “o evento enquadra-se naqueles que são os objetivos da Câmara de Leiria na promoção da mobilidade sustentável”.
O responsável recordou a aposta do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) na promoção da utilização de bicicletas elétricas através do projeto U-Bike que “pode significar uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável da cidade”, por dar seguimento ao investimento na construção de ciclo pistas e ao contribuir para “uma mudança geracional nos valores de sustentabilidade ambiental”.
Henrique Sánchez, presidente da (AUVE), anunciou que “todas as necessidades em termos de potência elétrica necessária e toda a logística” do encontro estão preparadas. Desde os test drives aos carrinhos de choque, todos os veículos presentes no recinto serão totalmente elétricos, incluindo o kart do IPLeiria.
O ministro do Ambiente João Matos Fernandes vai estar presente na cerimónia de inauguração, pelas . Segue-se uma conferência sobre o estado da mobilidade elétrica em Espanha, Portugal e Brasil e termina-se o primeiro dia com a tertúlia elétrica às 18h30.
No dia 8, o ciclista e recordista Carlos Vieira propõe-se a pedalar para produzir a energia necessária para que um dos carros possa integrar o desfile elétrico pela cidade, que acontece às 16 horas. A conversão de um veículo de combustão interna para elétrico e batismos elétricos numa das viaturas disponíveis são outras atividades que integram o programa.
Saiba mais aqui.
PS