A uma semana do ACAREG, o agrupamento 877 Pousos perdeu todo o seu material e arquivo Foto: Joaquim Dâmaso
A sede do agrupamento de escuteiros dos Pousos, Leiria, ficou totalmente destruída na sequência de um incêndio que deflagrou a noite passada, cerca das 00h40.
O fogo, que atingiu várias bilhas de gás e provocou uma explosão, foi combatido pelos Bombeiros Municipais e Voluntários de Leiria, tendo ficado circunscrito ao edifício que os escuteiros ocupavam.
A uma semana do ACAREG – Acampamento Regional da Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas, o agrupamento perdeu ainda todo o equipamento que tinha preparado para levar – entre tendas, material de cozinha e fogões – bem como todo o seu arquivo.
“Perdemos tudo. Se tínhamos pouco, agora não temos nada”, adiantou Nuno Domingues, da chefia do Agrupamento 877 Pousos, ao REGIÃO DE LEIRIA.
Apesar desta perda, o agrupamento irá manter a sua participação no ACAREG com cerca de 80 dos mais de 100 elementos que compõe a unidade. A situação será analisada numa reunião de direção a realizar esta segunda-feira.
Instalada numa das antigas casas da guarda florestal, na Charneca do Bailadouro (perto da zona industrial dos Pousos), num espaço cedido há cerca de 30 anos pela Junta de Freguesia e Câmara de Leiria, a sede dos escuteiros já foi várias vezes assaltada e invadida, conta Nuno Domingues, que não consegue explicar o que aconteceu a noite passada.
O incêndio terá começado na sala reservada à secção dos Lobitos, onde nada estaria ligado.
A origem do fogo está a ser averiguada pela Polícia Judiciária de Leiria, que, na segunda-feira, destacou uma equipa de investigação para recolher indícios.
MR
Anónimo disse:
4