Paulo Lameiro foi diretor convidado do REGIÃO DE LEIRIA no final de 2016, definindo os conteúdos da primeira edição do novo ano Foto: Joaquim Dâmaso
O criador dos Concertos para Bebés, Paulo Lameiro, venceu, através da empresa e companhia Musicalmente, o concurso lançado pela Câmara de Leiria para preparar a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A contratação da Musicalmente, liderada por Paulo Lameiro, foi aprovada terça-feira, dia 21 de agosto, pelo executivo e, segundo nota divulgada pela autarquia, o compromisso implica o desenvolvimento de “uma estratégia cultural para preparação da candidatura”, no âmbito de um contrato com vigência até 2021.
O concurso, avança a Câmara, visou a contratação de “uma equipa liderada por um diretor artístico, com elevada experiência, a vários níveis, nomeadamente no âmbito da conceção e produção artística, formação artística, projetos internacionais, entre outros”, privilegiando-se alguém “provido de elevada notoriedade neste contexto”.
Maestro e musicólogo, Paulo Lameiro é diretor artístico na companhia Musicalmente, cargo que assume também na Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP).
Há 20 anos lançou o projeto Concertos para Bebés, que já deu mais de mil concertos dedicados à primeira infância e famílias, da China ao Brasil, passando por diversos países europeus. Essas produções envolveram mais de uma centena de convidados, como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Pedro Carneiro ou Luísa Sobral.
Segundo o comunicado da autarquia, a contratação da Musicalmente e de Paulo Lameiro é “mais um passo no sentido de concretizar a ambição do município de Leiria de ser Capital Europeia da Cultura em 2027”.
Leiria assumiu a intenção de avançar com uma candidatura em 2015 e, desde 2016, que uma equipa liderada por João Bonifácio Serra – que coordenou Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura -, e integrando Paulo Lameiro entre outros elementos, trabalha no estudo da candidatura.