Direção de Projeto, Conselho Estratégico e Conselho Geral constituem o modelo de organização da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A estrutura foi aprovada esta semana em reunião do executivo da Câmara de Leiria e confirma Paulo Lameiro, da companhia Musicalmente, à frente da Direção do Projeto, órgão que tem como compromisso assumir “a primeira linha de programação cultural da cidade”, elaborar a apresentação da candidatura e implementar as diretrizes definidas pelo Conselho Estratégico.
Este órgão, herdeiro do Grupo de Missão, definirá as linhas gerais da candidatura. É formado por João Bonifácio Serra, Gonçalo Lopes, Paulo Lameiro, Acácio Sousa, Joaquim Ruivo, Samuel Rama, Celeste Afonso, Sofia Rino e Patrícia Martins e representantes (a definir) do Nerlei e Diocese de Leiria-Fátima, todos convidados pelo presidente da Câmara de Leiria, lê-se na minuta da proposta aprovada.
Num terceiro órgão, o Conselho Geral, liderado por Raul Castro, estão representadas as “autarquias parceiras”, “instituições de referência” e “forças políticas do território da candidatura”.
Direção de Projeto
Equipa com funções executivas dirigida por Paulo Lameiro, da companhia Musicalmente, contratada no âmbito de concurso público. Compete-lhe implementar todas as linhas de ação definidas pelo Conselho Estratégico, para o que poderá constituir grupos de trabalho temáticos no percurso da atividade. Assegura a primeira linha de programação cultural da cidade, e tem como objetivo último a elaboração de todos os trabalhos inerentes à apresentação da candidatura.
Conselho Estratégico
É o órgão herdeiro do Grupo de Missão, presidido pelo professor João Bonifácio Serra e que trabalhou no projeto desde 2016. Tem como objetivo a definição das linhas gerais da candidatura e a promoção do seu sucesso. Reúne quinzenalmente e é constituído por 11 elementos.
Conselho geral
O órgão que representa todas as autarquias parceiras, instituições de referência nas mais diversas áreas e forças políticas do território da candidatura. Será liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria e reunirá duas vezes por ano em plenário, tendo a capacidade de reunir em secções sempre que o presidente entender. Tem como missão acompanhar todo o processo da candidatura, fazendo ouvir o maior número possível de tendências e opiniões para potenciar e majorar o envolvimento de toda a comunidade. Para além dos membros permanentes, pontualmente pode contar nas reuniões com personalidades ou figuras consideradas relevantes para sucesso da candidatura.