Deposição de lamas num terreno junto ao Clube da Escola de Ténis de Leiria tem provocado maus cheiros e uma invasão de moscas Foto: Joaquim Dâmaso
Maus cheiros e moscas têm invadido a quinta de S. Romão, em Leiria, nas últimas semanas, suscitando várias queixas entre os moradores. Na origem do problema está a deposição de estrume num terreno situado junto ao Clube da Escola de Ténis de Leiria.
A Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP já se deslocou duas vezes ao local após denúncias, nos dias 11 e 25 de setembro, levantou os respetivos autos de notícia mas a situação continua na mesma: as lamas mantêm-se no local.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, a PSP informa ter verificado no dia 11 que “tinha sido feita uma descarga” e que encetou, sem sucesso, diligências para tentar identificar o responsável pela descarga.
No dia 25, a PSP voltou ao local tendo constatado a realização de novas descargas. A PSP informou entretanto que já identificou o proprietário do terreno, que foi informado “da obrigatoriedade legal da remoção dos resíduos/estrume”, estando ainda por identificar o autor da infração.
Segundo a PSP, várias descargas, que se apurou serem de estrume de galinha, têm sido realizadas naquele local desde o dia 7 de setembro.
A PSP, que continua a desenvolver “diligências no sentido de reunir matéria indiciária para aplicação de contraordenações à luz da portaria que regulamenta a gestão dos efluentes das actividades pecuárias bem como o apuramento de eventuais responsáveis. remeteu o auto de notícia para a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com conhecimento ao delegado de Saúde e à Câmara Municipal de Leiria.
Apesar de diversas tentativas, o REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu obter esclarecimentos junto destas entidades sobre este assunto.
(Notícia atualizada às 16h45)
MR
aRMANDO disse:
Hoje, 04/10/18, pelas 17h, presenciei o transporte de matéria igual à noticiada em direcção à freguesia das Cortes, pelas estradas “EM544 e R. Nossa Sra. de Fátima” vinda do Soutocico, Arrabal.
Desconheço a origem exacta, mas obtive contacto com a viatura junto à rotunda da estrada EM544 no Soutocico, Arrabal