O kitesurfer português Nuno Figueiredo considerou um “orgulho para o país” ter recebido o diploma do Guinness World Records por ter descido na praia do Norte, na Nazaré, a maior onda do mundo na modalidade. O “troféu” foi entregue ontem e surge mais uma vez numa altura em que a Praia do Norte e as ondas gigantes da Nazaré voltam a dar que falar.
Na semana passada, a vila recebeu o circuito mundial de ondas gigantes e um evento especial dedicado ao tow-in.
Com uma frequência cada vez maior de reportagens e feitos desportivos nas ondas da Praia do Norte, a Liga Mundial de Surf (WSL, World Surf League) partilhou um vídeo onde explica como surgem as ondas gigantes na Nazaré. Esta deverá ser das melhores explicações que até hoje foram realizadas sobre a origem das ondas da praia portuguesa e do impacto do “famoso” Canhão da Nazaré.
Quanto ao recorde de Nuno ‘Stru’ Figueiredo, o diploma distingue o feito realizado em 8 de novembro de 2017, dia em que, na Praia do Norte, desceu uma onda de 19 metros. Um recorde “extraordinário” e “uma mais-valia para Portugal e para a Nazaré”, disse à agência Lusa o presidente da Federação Internacional de Kitesports, Diogo Pires Fernandes, sublinhando a contribuição do feito para “o reconhecimento do desporto nacional na disciplina das ondas”.
O recorde da maior onda em kitesurf é “o terceiro obtido este ano” na Nazaré.
Depois de o americano Garrett McNamara ter conquistado, em 2011, o título de maior onda do mundo para a Praia do Norte, na Nazaré, Rodrigo Coxa (Brasil) voltou a bater o recorde em 8 de novembro do ano passado (em simultâneo com o recorde de Nuno Figueiredo), na categoria de surf. Já em janeiro deste ano, Maya Gabeira bateu também o recorde na categoria de surf feminino.
“O potencial destas ondas é imenso e acredito que temos ainda muitos recordes para bater”, afirmou Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré e um dos grandes promotores da Praia do Norte pelo mundo.
O recorde da maior onda em kitesurf (19 metros) é “o terceiro obtido este ano” na Nazaré. Depois de o americano Garrett McNamara ter conquistado, em 2011, o título de maior onda do mundo para a Praia do Norte, na Nazaré, Rodrigo Coxa (Brasil) voltou a bater o recorde em 8 de novembro do ano passado (em simultâneo com o recorde de Nuno Figueiredo), na categoria de surf. Em janeiro deste ano, Maya Gabeira bateu também o recorde na categoria de surf feminino.
Anónimo disse:
5