Camilo Fialho Barata, natural de Leiria, faleceu esta quarta-feira, no Hospital de Santo André, aos 64 anos. Completava amanhã, dia 3, 65 anos.
Antigo professor de Matemática, nomeadamente na EB 2,3 dos Marrazes, Camilo Barata, residia na Praia do Pedrógão e é recordado como “um homem que gostava da vida e de viver”.
Homem “multifacetado”, gostava de artes, de história e de livros e era também um colecionador de imagens. Na década de 1990, publicou durante anos no REGIÃO DE LEIRIA e “Jornal de Leiria” fotografias da cidade e da sociedade, que detinha e recebia por correio, vindas do Canadá, Alemanha, França e Estados Unidos da América.
“Eram secções muito bem recebidas, tive muitos elogios. Havia muita gente que a primeira coisa que fazia era ver o ‘Fio de Prumo’ (rubrica do REGIÃO DE LEIRIA”) e o ‘Álbum de recordações’ nos jornais”, recordou ao nosso jornal em 2014.
Camilo Barata integrou os órgãos sociais do Ateneu Desportivo de Leiria e do Grémio Literário, tendo tido ao longo da vida uma participação cívica sempre muito ativa. Integrou o executivo da Junta de Freguesia de Leiria, ao lado de Henrique Cabrita de Franco.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, José Vitorino Guerra, que com ele partilhou os bancos de escola desde o Jardim-Escola João de Deus ao Liceu Rodrigues Lobo, recorda-o como “um homem que gostava de viver plenamente a vida” e um “grande companheiro”.
O pai de Camilo Barata era sócio da tipografia Mendes Barata, no centro histórico de Leiria.
O velório realiza-se a partir de hoje, quarta-feira, às 19 horas, na Casa Mortuária de Leiria, de onde sairá às 15 horas de quinta-feira para o cemitério de Leiria, onde será sepultado.
Alvarinho disse:
PAZ à sua alma
Anónimo disse:
2.5