Edifício do Banco de Portugal comemora 90 anos e convida antigos funcionários
Este artigo tem mais de 6 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Construído a partir do projeto do arquiteto suíço Ernesto Korrodi, o edifício do Banco de Portugal foi inaugurado há 90 anos, numa das mais nobres zonas da cidade de Leiria. Hoje é um dos ex-libris da cidade.
Imagens: Coleção Fernando Rodrigues
Construído a partir do projeto do arquiteto suíço Ernesto Korrodi, o edifício do Banco de Portugal foi inaugurado há 90 anos, numa das mais nobres zonas da cidade de Leiria.
A traça é inspirada naquilo que o próprio Korrodi designava como arquitetura tradicional da primeira metade do século XVIII, própria de edifícios apalaçados. À época, o jornal “O Mensageiro” deu nota da abertura da agência, salientando o “aspecto elegante no exterior, com todos os requisitos que o movimento daquele estabelecimento exige”, realçando que foram “utilizados os mais ricos mármores da região e do país e as mais belas madeiras…”.
O mesmo jornal, em novembro de 1928, noticiava que o primeiro empregado contratado para o banco era o caixeiro José Teixeira Gomes da Silva. Até janeiro de 1929, em Leiria, o banco central da república portuguesa funcionara em instalações, modestas, do Governo Civil.
Para assinalar os 90 anos da inauguração do edifício, o município de Leiria organiza esta quinta-feira, dia 17 de janeiro, às 17 horas, uma sessão com visita guiada e partilha de histórias por quem trabalhou naquele espaço, atualmente dedicado à cultura.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.
Anónimo disse:
4