A construção de uma rotunda no cruzamento da Ferrus, na Boa Vista, é uma reivindicação antiga da população e autarquias Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso
Cerca de 4,6 milhões de euros vão ser investidos na requalificação do troço do IC2 (EN1) que atravessa o concelho de Leiria, entre Leiria (km126+536) e Boa Vista (km 131).
O concurso para a realização da obra, aguardada e prometida há vários anos, foi publicado esta quinta-feira em Diário da República.
O anúncio do concurso, lançado pela Infraestruturas de Portugal, não adianta pormenores sobre o projeto além do prazo de execução estimado em seis meses (180 dias).
Fonte da Infraestruturas de Portugal confirmou entretanto ao REGIÃO DE LEIRIA estar prevista a construção três rotundas, aos quilómetros 126,780 (junto à Ferrus), 128,361 (semáforos da Boa Vista), e 130,770 (cruzamento das Figueiras), “que assegurarão um importante reforço das acessibilidades e na interligação com a rede viária local”.
Referindo que a obra tem como “objetivo a melhoria das condições de circulação, acessibilidade e de segurança para automobilistas e peões”, a IP destaca ainda a realização de “trabalhos de reabilitação integral do pavimento, requalificação do sistema de drenagem longitudinal e transversal da via; construção de obras de contenção; reforço e adequação do sistema de sinalização, dos equipamentos de segurança e do sistema de guiamento e balizagem existente”.
Já em 2014, se anunciavam obras neste troço para o ano seguinte. Algumas obras foram entretanto realizadas, com destaque para a colocação de um separador em betão,da interdição de viragem à esquerda nalgumas zonas, beneficiação do piso e reforço da sinalização.
As projeções iniciais apontavam para a construção de pelo menos duas rotundas, uma junto ao cruzamento da Ferrus e outra no cruzamento da Boa Vista e Pinheiros, embora tivessem sido identificados quatro cruzamentos como críticos – junto à Ferrus, junto aos semáforos da Boa Vista, em Figueiras e no Barracão.
(notícia atualizada às 12h00)
MR