Vencer “preconceitos” e tornar a Feira de Maio mais “moderna” são objetivos da Câmara de Leiria, que anunciou esta semana um conjunto de alterações ao evento. A feira, que decorre entre 30 de abril e 26 de maio, “tem de mudar a sua imagem e o seu conceito”.
“Há muitas pessoas que dizem: ‘Só vou à Feira de Maio comer farturas, não gosto nada daquilo’. Temos de vencer esta barreira e estes preconceitos”, afirmou o vice-presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, na apresentação da programação cultural da cidade para 2019.
Segundo o vereador, que detém o pelouro da Cultura e também o das Mercados e Feiras Municipais, o município deseja que “a feira evolua em termos de qualidade e atraia novos públicos, sobretudo aqueles que, de maneira preconceituosa, não se reveem muito nas atividades”.
“Se conseguirmos vencer essas barreiras, vamos ter uma feira renovada e com futuro. É esse o nosso objetivo para este ano”, disse Gonçalo Lopes, sublinhando que a tradicional e histórica Feira de Maio tem “potencial de mudança”.
Para o vice-presidente da Câmara, “o evento tem que evoluir e tornar-se moderno”, dando como exemplo as feiras de Viseu e Aveiro:
“No ano passado já introduzimos algumas mudanças, no design, numa porta de entrada… Uma das novidades este ano será a criação de um recinto de concertos junto à praça de gastronomia. Essa praça será uma referência em termos de atração de público”.
Essa será “a principal aposta”, com “a presença de freguesias e suas associações recinto de gastronomia numa decoração associada ao mundo rural e um espaço para concertos, que terá a presença de artistas locais, regionais e nacionais”.
A par dessas alterações, Gonçalo Lopes falou ainda dos concertos anunciados para o dia 11 de maio, que substituem o anteriormente denominado Leiria Festival:
“Vai ser um dia especial, com o cruzmento da voz mítica dos Supertramp, Roger Hodgson, que vem celebrar os 40 anos do álbum mais famoso desta banda, ‘Breakfast in America’, e os Xutos e Pontapés, expotente máximo do rock nacional, que vêm celebrar os 40 anos. É um concerto único em Portugal. Pretendemos atrair não só o público da nossa região, mas também de fora da região”.
Já antes, em reunião do executivo, tinham sido anunciadas outras alterações, como a reorganização da zona de alojamento dos feirantes, a criação de uma nova alameda e a transferência da exposição de automóveis para o parque de estacionamento da Nerlei.
Selma disse:
Gostaria imenso me candidatar para exposição na feira pois tenho artigos bastante modernos e diversificados no que concerne a design de roupas, moda, casa e outros artigos recicláveis e super destacados em cores…
Anónimo disse:
3
Anónimo disse:
4.5