Crianças escrevem livro para combater abandono animal
Este artigo tem mais de 6 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Obra foi escrita e desenhada pelos 22 alunos do Centro Escolar de Monte Redondo, em Leiria, e receita vai beneficiar duas associações de proteção animal do concelho.
Há uma gaiola com um pássaro, um aquário com tartaruga e peixes, um grilo e bichos da seda. O canto dos animais na sala de aulas da Turma 2 do 2º ano do Centro Escolar de Monte Redondo é diversificado e os alunos queriam acolher ainda alguns dos cães abandonados que circulavam nas ruas da freguesia.
A vontade revelou-se infrutífera mas serviu de mote para o concurso nacional “Conta-nos uma história”, da DGEST, com o tema Educação para a Cidadania. “Fizemos uma gravação em áudio mas a história tinha mais de cinco minutos e com um texto tão bonito e inocente, precisávamos de mostrar a história a outras pessoas e ajudar os animais”, conta Sofia Sousa, professora que
conduziu o trabalho. “Naturalmente os alunos perceberam que o número de casos de abandono era grande e que era preciso fazer algo pelos animais”, acrescenta.
Do podcast ao livro “Cãopanheiro” foi um salto e os 22 alunos puseram mãos à obra: construíram o texto, ilustraram cada passo
da história e até votaram, em assembleia, o nome do cão. “Isto também é educação para a cidadania. Trabalhámos as competências dentro e fora de aula, fizemos as contas de quantos livros teremos que vender para chegar ao nosso objetivo – 1.000 euros para cada associação -, aprendemos os números até ao mil, uma meta do 2º ano, trabalhámos os trocos,…”, conta a professora.
“O que seria um simples concurso, deu mil e uma voltas e de uma semente muito pequena, extravasou a sala de aula e tornou-se num projeto de toda a comunidade que envolveu alunos, pais, empresas locais,… Parece que temos um novo brinquedo”, afirma.
O livro foi apresentado na sexta-feira, dia 14, na festa de encerramento do ano letivo do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira, e vai estar à venda (8 euros) na escola, papelarias e posto de correios de Monte Redondo. A totalidade da receita será atribuída às associações Zoófila de Leiria e Desprotegidos – Animais em Risco.
A obra vai também ser oferecida a todos jardins de infância e escolas de 1º ciclo da rede pública do concelho de Leiria.
Marina GuerraJornalistamarina.guerra@regiaodeleiria.pt
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.