Ainda em junho, vai ser possível aos utentes do hospital de Leiria tratar, naquele espaço, de assuntos do seu dia-a-dia relacionados com serviços da administração central. Renovar o cartão de cidadão, validar faturas ou pedir cartão de beneficiário da Segurança Social são algumas das questões que será possível resolver com mais facilidade a quem se encontra internado no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), uma vez que este é uma das cinco unidades-piloto a receber o projeto que resulta da assinatura de um protocolo, a 17 de maio, “Simplex+ Chave Móvel Digital na Saúde”.
Este novo espaço será coordenado pelo Gabinete do Cidadão e irá funcionar no átrio da entrada principal do Hospital de Santo André, em Leiria. No entanto, “os seus colaboradores estarão disponíveis para se deslocar aos serviços de internamento e prestar o apoio móvel, através da utilização do Kit Portátil”, informa o CHL em comunicado.
A mesma nota refere ainda que os Espaços Cidadão visam garantir “acesso digital assistido e especializado aos serviços públicos prestados online, através de mediadores de atendimento”. No caso dos Espaços Cidadão Solidário, o atendimento digital tem a a particularidade de se fazer em centros de dia, lares, misericórdias e hospitais, através de kits portáteis, semelhantes aos Espaços Cidadão, com catálogo de serviços especialmente adaptado às necessidades da população sénior.