Pedro Miguel Lopes, à esquerda, e Guilherme Mota, segundo a contar da direita, representam a UD Oliveirense Fotos: UDO
Começou da melhora maneira a participação de Guilherme Mota e de Pedro José Lopes na 27ª Volta a Portugal do Futuro, que termina no próximo domingo, dia 8, em Portalegre.
A corrida de sub23 começou ontem com uma etapa de 115,6 km, na Sertã, e o ciclista leiriense, da UD Oliveirense, Guilherme Mota, foi 9º na geral, a 3m4s do líder, Emanuel Duarte, que se isolou e conquistou a primeira liderança.
Outro leiriense, também da UD Oliveirense, Pedro José Lopes, foi 46º na geral, a 3m4s.
Hoje, sexta-feira, na segunda etapa, também será disputada em circuito, com partida e chegada a Abrantes, num percurso adequado a velocistas.
Sábado é dia de jornada dupla. De manhã, o tiro de partida para a viagem de 79,9 km sai de Abrantes e termina em Castelo de Vide. Sem qualquer prémio de montanha, o primeiro setor da terceira etapa é uma boa jornada para os sprinters, que terão de ter cuidado com a viragem técnica, a 100 metros da chegada. O segundo setor, a disputar a partir das 16h30, é um contrarrelógio individual de 8,4 km, com partida e chegada em Castelo de Vide.
No domingo, a quarta e última etapa, com partida e chegada em Portalegre, comporta dois prémios de montanha de segunda categoria ao longo dos 122,8 km. O primeiro, na serra de S. Mamede, está colocado a 19,5 km da meta, o segundo, no Cabeço de Mouro, dista 5.400 metros da chegada.
(atualização às 13h30: Guilherme Mota terminou no 9º lugar, enquanto Pedro José Lopes foi 46º e não 3º como inicialmente referido. Na terceira posição terminou Pedro Miguel Lopes, também da UD Oliveirense)