Três dias de artes, património e lazer nas Jornadas Europeias do Património
Este artigo tem mais de 5 anos
Os próximos dias estão recheados de propostas que cruzam cultura e património. Em todo o país são mais de 1.400 as iniciativas que acontecem no âmbito das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, que procura consciencializar os cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do património.
As Jornadas Europeias do Património decorrem entre 27 e 29 de setembro e este ano são subordinadas ao tema “Artes – Património – Lazer”.
Em Leiria, o programa estende-se a diversos espaços culturais, como o Museu de Leiria, Centro de Diálogo Intercultural, mimo – Museu da Imagem em Movimento, Castelo de Leiria, Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, Galeria Banco de Portugal e Moinho do Papel, este a celebrar dez anos de renovação e abertura enquanto projeto museológico e pedagógico.
O programa de atividades em Leiria inclui concertos, conferências, visitas guiadas, exposições, sessões de cinema e outras atividades e está disponível aqui.
Há iniciativas em diversos concelhos da região, como Alcobaça (Mosteiro de Alcobaça), Alvaiázere, Ansião, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Nazaré, Peniche, Pombal ou Porto de Mós. A programação nacional, concelho a concelho, pode ser consultada aqui.