O lixo recolhido na ação de limpeza encheu duas carrinhas Foto: Câmara Municipal de Ourém
Arcas, frigoríficos e televisores foram alguns dos objetos encontrados num pinhal, em Ourém, numa ação de limpeza da floresta realizada na quinta-feira, dia 3.
Os trabalhos dos técnicos do Serviço de Fiscalização Ambiental do Município de Ourém incidiram sobre “inúmeros focos de despejo ilegal de resíduos”, onde recolheram “sacadas e sacadas de lixo”, segundo nota de imprensa da autarquia.
Além das “centenas de quilos” de lixo foi encontrado um “depósito de placas de fibrocimento”, materiais compostos por amianto e outras matérias perigosas.
Os resíduos recolhidos foram depositados no Ecocentro de Fátima, uma infraestrutura ao dispor de todo o concelho, gratuito e acessível aos munícipes, onde podem deixar este tipo de materiais. O Ecocentro funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas, bem como ao sábado de manhã (Estrada de Alvega, n.º 14, 2495-401 Fátima, telefone: 249 540 909).
O município de Ourém vai reforçar as ações de limpeza da floresta, explica na mesma nota, e “apela ao sentido cívico dos munícipes”. O despejo ilegal de lixo além de ser “uma das principais causas de incêndios florestais” é também prejudicial para o meio ambiente, reforça a autarquia.