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Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel

O REGIÃO DE LEIRIA esteve no Colégio de Nossa Senhora de Fátima para falar de jornalismo e das verdades e mentiras que circulam na internet.

foto da jornalista Patrícia Duarte numa sala de aula do colégio nossa senhora de fátima

O diapositivo expõe quatro imagens dos incêndios na Amazónia, em agosto e setembro deste ano. São imagens partilhadas nas redes sociais pelo ator Leonardo DiCaprio, o futebolista Cristiano Ronaldo, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau e o presidente francês Emmanuel Macron. “Apenas uma das imagens é verdadeira. Qual é?”

A pergunta da jornalista Patrícia Duarte apanha os alunos de surpresa. Redobram a atenção sobre as fotografias na expectativa de descortinarem o logro. Porém, ele não se identifica à vista desarmada. É necessário ir aos dados das imagens e perceber que mentem em dois aspetos: ou são de incêndios que não os da Amazónia ou foram captadas em datas anteriores aos fogos deste ano.

A verdade e a mentira do que se publica e partilha nas redes sociais foi um dos temas das sessões que envolveram duas turmas do 8.º ano e duas turmas do 9.º, do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, a 11 e 18 de outubro.

A convite das professoras de Português Susete Rasteiro e Elisete Brás, no âmbito do conteúdo do texto não literário, o REGIÃO DE LEIRIA foi ao colégio falar de jornais, notícias e redes sociais.

A sessão lançou a reflexão e discussão em torno das “fake news” (notícias falsas) e da importância dos jornais e dos jornalistas na procura da verdade, na salvaguarda dos direitos humanos e na defesa da democracia.

Longe de ser uma sessão teórica, a “aula” teve um cariz eminentemente prático e permitiu o uso do telemóvel dentro da sala. Com a aplicação móvel Repórter no Mundo, desenvolvida pelo REGIÃO DE LEIRIA, os alunos puderam escrever histórias, seguindo o estilo jornalístico que tinham aprendido anteriormente na disciplina de Português. Sabendo que nem tudo o que é escrito através da app é partilhado – há critérios de relevância, atualidade e veracidade que têm de estar assegurados – os alunos resistiram à tentação de “ir à net” e copiar. Em contrapartida, tiveram de pensar num assunto relevante e descrevê-lo usando as suas próprias palavras.

O resultado foi um chuva de histórias escritas e partilhadas através da aplicação. O contexto escolar foi o assunto dominante, mas houve ainda quem escrevesse sobre as obras na rua dos Mártires, em Leiria, um corte de água que afetou a zona do colégio ou a participação na manifestação de sensibilização para as alterações climáticas.

No final, ficou a mensagem: “Perante tudo o que é publicado e partilhado nas redes sociais, como jornalistas ou como cidadãos, há que duvidar e questionar sempre; procurar obter mais informações junto de fontes credíveis, nomeadamente os jornais; e não propagar informação quando não se tem a certeza de que seja verdade”. Já agora, a única imagem verdadeira era de Justin Trudeau.

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