Um dia recheado de atividades de cariz ambiental transforma, no sábado, 12 de outubro, a lagoa da Ervedeira numa Floresta Viva. O programa, que pretende celebrar a natureza, decorre entre as 10 e as 17 horas com atividades lúdico-pedagógicas para toda a família.
Sensibilizar os cidadãos para a importância da preservação da natureza e do ecossistema da lagoa são objetivos da iniciativa, que tem lugar poucos dias depois do arranque dos trabalhos de requalificação da envolvente da lagoa.
O projeto, que representa um investimento de 217 mil euros (mais IVA), foi adjudicado em julho à empresa Toscca – Equipamentos em Madeira.
A reposição dos passadiços sobrelevados é a medida mais “relevante” e visível da empreitada, que deverá prolongar-se até ao final do ano, segundo adianta o vereador Ricardo Santos.
A intervenção, que prevê ainda a criação de observatório de aves, foi objeto de candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Entretanto, espera-se em novembro a plantação de árvores num talhão da lagoa, no âmbito do projeto Agir Local, bem como “a rearborização, em maior escala, da área adjacente, a norte do parque de merendas”, por parte do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
As atividades Pegada Ecológica, Animais Vegetais, Sementeiras: Colher, Conservar e Semear, Máscaras da Floresta e Micro Gabinete das Curiosidades têm lotação limitada e requerem inscrição. A autarquia disponibiliza ainda um autocarro para transporte dos participantes, com partida às 9 horas junto da Câmara de Leiria e regresso às 18 horas. Os interessados podem inscrever-se pelo telefone 244 845 651, email cia@cm-leiria.pt ou em https://bit.ly/2LXbR19.