REGIÃO DE LEIRIA oferece revista sobre os Avieiros
Este artigo tem mais de 5 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Com a edição de 21 de novembro, o REGIÂO DE LEIRIA oferece uma revista que resulta de uma reportagem especial sobre o que resta da cultura Avieira e como está a ser preservada.
Esta semana o REGIÃO DE LEIRIA conta a história dos Avieiros, pescadores da Praia da Vieira que durante décadas deixaram a sua terra no inverno para se fixarem nas margens do Tejo, onde a pesca no rio era a alternativa de vida possível.
Regressavam a casa com a primavera, para o reencontro com as condições ideais para a pesca no mar vieirense, naquele que foi um dos principais movimentos migratórios do último século.
Com vidas repartidas, alguns acabaram por se fixar de vez nas zonas ribeirinhas do Tejo. A luta pela sobrevivência fez nascer uma cultura que marcou todo o século XX português.
Num revista a cores de grande formato, oferecida nesta edição de 21 de novembro, o REGIÂO DE LEIRIA conta o que resta desta cultura e como está a ser preservada.
Olhamos para os rituais, as crenças e a gastronomia, recuperamos as palavras de Alves Redol e damos voz a quem luta pela preservação destes núcleos onde viveram os pobres e marginalizados vieirenses, apelidados de “ciganos do Tejo”.
RL Grande Reportagem é um trabalho de João Francisco Gomes, um jovem jornalista de Vieira de Leiria, que identificou nas histórias dos seus conterrâneos o ADN dos heróis anónimos que não se deixam vencer pelo destino.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.