Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Utentes de centro de convívio dos Milagres lançam quinto calendário

Os utentes do centro de convívio dos Milagres são os protagonistas do calendário de 2020 que o Instituto de Solidariedade Social dedicou ao “tempo passado” e representação de tradições, profissões e hábitos antigos.

Por volta dos meses de setembro e outubro já começam a perguntar: “então, não está na altura de começar a fazer as fotografias para o calendário?”, “Em que mês é que vou ficar?”.

Eugénia Santos, diretora técnica do Instituto de Solidariedade Social de Milagres, concelho de Leiria, sabe bem como a elaboração do calendário anual é importante para os utentes do centro de convívio. Não é, por isso, de estranhar que o balanço da atividade seja “bastante positivo”, cumprindo os objetivos principais de promover a autoestima dos utentes, dinamizar as relações interpessoais e as relações familiares.

“É muito gratificante ver a satisfação e a felicidade dos idosos na realização de cada fotografia. É um trabalho que proporciona momentos de alegria e de convívio que ficam na memória e proporcionam bem-estar físico e emocional”, acrescenta.

O primeiro calendário surgiu em 2016 e, todos os anos, o tema é diferente. A inspiração para 2020 foi “o tempo passado” com a representação de tradições, profissões e hábitos antigos.

No calendário de 2020 foram envolvidos os 18 utentes do centro de convívio dos Milagres, o mais novo com 72 anos e o mais velho com 98 (fotogaleria)

Foram envolvidos os 18 utentes do centro de convívio, o mais novo com 72 anos e o mais velho com 98. Eugénia Santos conta que a participação na atividade acontece desde a idealização da temática do calendário até à sua realização e divulgação. O passado de cada um dos utentes também é tido em consideração e dá um exemplo: “temos uma senhora de 90 anos que foi peixeira de profissão e a sua representação no mês de junho é com uma canastra de peixe a vender de porta em porta”.

Também as famílias são envolvidas na escolha do vestuário e na preparação do cenário.

Os 100 calendários feitos para o ano 2020 já esgotaram. Foram comprados pelos familiares e pela comunidade dos Milagres, a cinco euros cada. A diretora técnica explica que alguns fornecedores da instituição costumam associar-se à iniciativa. Este ano foi a vez da Vitoriagás, fornecedora de gás, e Maria Angélia A. Pina Santos, fornecedora de combustível.

A verba angariada nesta atividade destina-se à construção da nova sede da instituição que terá as valências de estrutura residencial para pessoas idosas, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

(Notícia publicada na edição de 9 de janeiro de 2020 do REGIÃO DE LEIRIA)

Patrícia Duarte
Jornalista
patricia.duarte@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados