A organização estima que serão necessários entre 100 a 150 voluntários por dia para esta ação Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso
Plantar 30 mil árvores no Pinhal de Leiria é o desafio que a associação francesa “Sauvons le Pinhal Real” (“Vamos salvar o Pinhal do Rei” em português) lança à população para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro.
A iniciativa partiu de Joana Conde, luso-descendente com origens em Boa Vista, Leiria, que criou a associação dois meses depois de o incêndio ter devastado a Mata Nacional de Leiria, em outubro de 2017.
Segundo explicou ao REGIÃO DE LEIRIA, ela, que vive em França e trabalha na multinacional Total, sempre nutriu um particular carinho pelo Pinhal do Rei. “É uma zona muito especial e [a sua destruição] comoveu-me imenso”.
Depois do fogo, e apesar da distância, não conseguiu ficar de braços cruzados e abraçou a causa dinamizando uma angariação de fundos para contribuir para a reflorestação da mata.
Concorreu ainda aos apoios financeiros da Fundação Total, no âmbito de um dos seus programas de responsabilidade social na área da floresta e do clima, e ganhou um prémio de 6.000 euros. Além da aprovação do júrio, o projeto, submetido a votação no seio da empresa, foi também eleito pelos colaboradores.
Em maio do ano passado, Joana Conde reuniu na Marinha Grande com responsáveis do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que se associou à ideia. O ICNF selecionou um talhão de 24 hectares e irá fornecer as árvores para a sua plantação.
Já Joana Conde irá assumir o custo da limpeza e preparação do terreno, em parceria com a empresa Normas Verdes, a par da coordenação da iniciativa e angariação de voluntários.
A responsável estima que serão necessários entre 100 a 150 voluntários por dia para conseguir plantar os 30 mil pés.
Os interessados em participar podem inscrever-se através da página do evento “Ação de reflorestação no Pinhal de Leiria”, criada no Facebook ou pelo email sylvie.gaspar@argedis.fr.
MR
Alkimista disse:
Esta história de colocar os presidiários e os de rendimento mínimo é mesmo de quem não quer saber de reflostação deste Pinhal. Somos todos responsáveis pelo planeta e um voluntariado vem do coração em relação à causa ! A Diana nem vive em Leiria , de uma forma voluntária organizou esta ação e pede ajuda! Não é um trabalho para o pessoal do rendimento mínimo , nem presidiários , é uma ação de voluntariado global tal como ela tb só vai ganhar o prazer de ajudar a recriar oxigénio e natureza naquele pinhal … VIDA! Se querem ficar no sofá a dizer que o outro que vá que já faço bastante ….:(
Ana disse:
Quem recebe rendimento minimo ou até reclusos poderiam fazer..
João Teixeira disse:
Iniciativa louvável e importante. Pela minha experiência (sim… é verdade… também já plantei árvores…), o difícil não plantar as árvores, mas o processo de monitorização do seu crescimento, fundamental para o sucesso da campanha de plantação. Parabéns à Joana Conde e À associação francesa “Sauvons le Pinha Real” pela iniciativa; obrigado.
Fátima Pestana disse:
O texto refere o mail através do qual participar, sylvie.gaspar@argedis.fr.
Gi Marques disse:
Em uma nova marcação, se houver outra data, vou eu e minha família… somos 7!
Que corra tudo bem!
Gaspar Lima disse:
que tal irem aos estabelecimentos prisionais para ocuparem o tempo e fazer algo de util
Nuno disse:
Contactem Aspea organização… 5 estrelas…
MAria melo disse:
Pena ser em cima da hora
Teria sido uma excelente actividade para os meu escuteiros
JOrge disse:
Mas que tipo de arvores vão plantar??
José Maria Seixas disse:
Boa pergunta.
Brígida Ribeiro disse:
O voluntariado devia dar dispensa do trabalho! afinal estamos a trabalhar para um bem nacional.
Maria martins disse:
Vcs só pensam em levar vantagem?
Que tal o bem coletivo?
E a preservação ambiental para nós e as gerações futuras?
Antonio Farromba disse:
Eu também gostaria de participar mas… vivo na Guarda, pelo que, não é fácil conseguir uma estadia em Leiria, para que tal aconteça…
MARIA Arroteia disse:
Eu quero partecipar
Lucilene Cardoso disse:
Deveriam colocar quem recebe o rendimento mínimo para fazer esse trabalho, já que ganham sem fazer nadaY.
Mário Antunes disse:
Estou interessado em participar nessa nobre iniciativa
Armando morais disse:
Boa tarde, gosto de obter mais informações
Slava Rodriguez Ruiz disse:
Gostava de participar mas só posso dia 9. Eu iria com os meus 2 filhos e 2 sobrinhos. Obrigada e bela iniciativa.
Pedro silva disse:
Boa tarde, somos um grupo de amigos das motos “NOTSOFAST” e temos +- 12 pessoas interessadas em participar. Aguardo informações. Obrigado
MARTA pAIVA disse:
Como participar?
alda guimarães disse:
gostaria de participar, na plantação de árvores mas moro em Lisboa , como poderei fazer isso
Clara Silvestre disse:
Eu quero participar dia 9 Fev.
Graça Rodrigues disse:
Eu quero participar
Jose disse:
Podem começar por ir ao IEFP pedir. Há muitos desempregados a receber subsídio de desemprego e RSI cuja falta de tempo não será obstáculo. Boa sorte
Vera Borrego disse:
Como participar??