Pedro Machado (esq.) defende salários “justos” no sector
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentaram na terça-feira, dia 18, em Aveiro, um novo percurso formativo em “Técnico de Comunicação e Marketing Digital em Turismo”.
Esta formação, com 600 horas em quatro módulos, decorre na Região Centro, incluindo em Leiria, e resulta do trabalho de colaboração entre as duas instituições, na sequência da celebração de um protocolo de colaboração, em março de 2018.
A duração do curso é 300 horas de formação em sala e 300 horas de formação prática em contexto de trabalho. A primeira decorre em instalações identificadas pelos centros de emprego de Aveiro, Leiria, Viseu e Covilhã.
O plano de estudos é composto por quatro módulos: “O Turismo em Portugal” (25 horas), “Comunicação em línguaestrangeira” (100 horas), “Atendimento e serviço ao cliente” (100 horas) e “Comunicação e marketing digital” (75 horas).
A formação prática em contexto de trabalho é assegurada através de parcerias e tem uma carga horária semanal máxima de 35 horas. As entidades que recebam os formandos em contexto laboral podem beneficiar de programas de apoio ao emprego do IEFP, como estágios profissionais e contrato emprego.
O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, disse que “para dar resposta às novas solicitações do mercado, são precisos profissionais disponíveis, que sejam qualificados e que tenham um mix de competências”.
“Este novo curso formativo responde a esta necessidade e vem, por outro lado, ao encontro de outro desafio, que é o da valorização das profissões associadas ao turismo. É exigência do Turismo Centro de Portugal que se pague um valor justo a quem trabalha nesta área”, concluiu Pedro Machado.