A Benecar, que opera no setor da venda, compra, reparação e aluguer de veículos, apresentou às autoridades queixa contra a prática de burla no mercado automóvel, utilizando a aplicação MBWay.
Em comunicado, a empresa com sede na Benedita, concelho de Alcobaça, denuncia a existência de “burlões que fazem passar-se por colaboradores de empresas do mercado automóvel”.
Segundo a Benecar, o método utilizado passa por entrar em contacto com anunciantes em plataformas online de venda automóvel, “dando indicações de interesse na aquisição da viatura”. Depois, “apresentando um discurso evasivo e pouco claro”, é sugerida “a abertura de uma conta na aplicação MBWay, para desta forma conseguirem aceder às contas bancárias dos anunciantes” e, de seguida, “transferir dinheiro para as suas [próprias] contas”.
A empresa lembra que tal comportamento é “crime punível por lei” e considera a situação “extremamente grave” para o setor automóvel, informando que “a Benecar Automóveis, SA nunca procede desta forma” nos negócios de aquisição de viaturas: “Somos completamente alheios a esta situação”.
“Se algum dos anunciantes receber um contacto dentro deste enquadramento, pedimos que o rejeite, não forneça qualquer dado pessoal e, se possível, entre em contacto com as autoridades competentes”, pede-se no comunicado.
Consulte aqui as recomendações de segurança do MBWay.