Uma mulher de 82 anos, residente na freguesia da Bajouca, concelho de Leiria, está internada no Hospital de Santo André com Covid-19.
A informação foi avançada esta tarde, segunda-feira, pelo executivo da Junta, que reforçou na página do Facebook da autarquia o apelo à população para se manter em casa.
Este é o terceiro caso positivo confirmado no concelho de Leiria, sendo os dois primeiros dos Parceiros.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Pedro Pedrosa, presidente da Junta da bajouca, adianta que a senhora se sentiu mal no sábado, tendo ligado para o 112. Foi acionada uma ambulância que a transportou para o hospital onde realizou o teste de contágio para o novo coronavírus. O resultado positivo foi conhecido ontem, refere o autarca, frisando que o marido, que não apresenta sintomas da doença, se encontra em isolamento, em casa, acompanhado por familiares e autoridades de saúde.
“Mais uma vez, alertamos que esta é uma realidade iminente e que pode chegar a qualquer um, por isso, reforçamos: por favor, mantenham-se em casa, não facilitem, saiam apenas para o indispensável”, destaca o executivo da Junta no comunicado à população.
Realçando a importância de proteger os idosos e as pessoas de risco, o executivo adverte a comunidade para não conversar com os vizinhos.
Em declarações ao nosso jornal, Pedro Pedrosa admite que são as pessoas com mais idade que menos acatam as recomendações para ficarem em casa, e dá conta do arranque de um novo apoio ao domicílio disponibilizado pela Junta de Freguesia, em parceria com o Centro Social da Bajouca e um grupo de voluntários.
Quem precisar de medicamentos, compras de supermercado ou de outro tipo de ajuda, pode ter acesso gratuitamente a este novo serviço, ligando para os números 244 684 004 ou 919 245 914.
Mantenham os idosos e pessoas de risco em casa. Não conversem com vizinhos. Não sabemos onde está o vírus, não se esqueçam que existem portadores de vírus que não possuem qualquer tipo de sintomas. Sabemos que é difícil este isolamento, mas dele depende a nossa saúde. Por favor, mantenham-se em casa.
Junta de Freguesia da Bajouca
Entretanto, esta tarde, o presidente da Junta e o funcionário da freguesia equiparam-se para começar a desinfeção dos espaços públicos de maior circulação de pessoas, recorrendo a pulverizadores e diluição de lixívia em água.
Este é o procedimento que outras juntas de freguesia do concelho de Leiria iniciaram hoje, a exemplo do que está a acontecer em grande parte dos municípios da região e do país.
Casos confirmados de Covid-19 na região
Alcobaça
20/3 – Uma mulher de 73 anos, natural de Pataias, que chegou recentemente de França, deu entrada e ficou hospitalizada no Hospital de Santo André na sexta-feira, 20 de março.
Caldas da Rainha
15/3 – Foi sinalizado um caso positivo na freguesia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, tendo o doente, de 67 anos, sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
22/3 – Quatro familiares deste primeiro doente contraíram também a doença e estão em isolamento. Outros dois familiares também realizaram testes mas os resultados foram negativos.
22/3 – O sexto caso confirmado corresponde a uma enfermeira natural de Caldas da Rainha, que trabalha e vive em Lisboa. A jovem está em isolamento em casa e a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, segundo divulgou o presidente da Câmara.
Leiria
21/3 – Foram confirmados os primeiros dois casos de Covid-19 no concelho de Leiria. Trata-se de um casal, com residência nos Parceiros, com idades a rondar os 60 anos, que foi hospitalizado em Leiria.
22/3 – Primeiro caso confirmado na freguesia da Bajouca. Uma mulher de 82 anos, deu entrada no hospital de Leiria na véspera, tendo o teste para o novo coronavírus resultado positivo.
Marinha Grande
17/3 – Primeiro caso positivo registado como sendo da Marinha Grande. Trata-se de um estudante do programa Erasmus, que estava desde setembro em Madrid, não tendo qualquer contacto com o concelho desde então. Embora tenha morada na Marinha Grande, vive no Alentejo e foi encaminhado para Lisboa.
18/3 – Confirmado um caso positivo na Praia da Vieira. A pessoa, emigrante em França, ficou em isolamento com a família.
21/3 – As autoridades de Saúde confirmam mais dois casos na Marinha Grande, não tendo sido contudo possível apurar mais pormenores.
Peniche
20/3 – A Câmara de Peniche confirmou, em comunicado, o primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Sem mais pormenores, adianta estarem “executadas as medidas de prevenção junto da família mais próxima e da população da área de residência”.
Pombal
17/3 – Um homem, de 63 anos, com infeção confirmada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi hospitalizado no Hospital Distrital da Figueira da Foz.
17/3 – Morreu, na terça-feira, a mãe deste primeiro paciente. A mulher de 94 anos, doente renal, estava internada em Coimbra. O teste para a Covid-19 foi realizado post mortem, tendo o resultado sido apenas conhecido no dia seguinte.
21/3 – As autoridades de Saúde confirmam um terceiro caso, em Pombal, não tendo sido contudo possível apurar mais pormenores.
Ourém
17/3 – Foi confirmado um caso em Ourém, de um paciente, de 62 anos, da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, internado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
20/3 – Identificado um segundo caso em Ourém: um homem de 47 anos, que viajou de França, e que foi testado em casa. Por apresentar sintomas ligeiros, ficou em isolamento domiciliário.